Buscando aumentar o prazo para a retirada dos trailers do entorno da praça central Angelino Goulart, os proprietários dos equipamentos reuniram-se nesta terça-feira (30) com o procurador jurídico do município, Alex Martins. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, que não acompanhou o encontro por estar em deslocamento para Porto Alegre em busca de recursos – conforme informou sua equipe de trabalho.
A reportagem do jornal Tribuna do Pampa conversou com as partes para entender o pedido dos proprietários e os procedimentos acordados com o poder Executivo. Segundo Sérgio Luiz Moreira, a solicitação visa não acarretar prejuízos para ele e seus colegas que estão com os trailers instalados no centro da cidade há tantos anos. “Nós pedimos que o prazo aumente porque teríamos que nos retirar da praça logo na época de maior movimento, quando temos mais lucro com os nossos negócios”, justificou. Para ele, a mudança dos tradicionais locais geraria risco de perda da clientela até que ocorra adaptação dessas mudanças solicitadas.
De acordo com o procurador jurídico do município, a justificativa por parte da categoria foi compreendida de forma tranquila. Em contrapartida, uma questão em especial foi solicitada e informada que será cobrada de forma bastante efetiva até o final desse novo prazo. “Passamos de 90 para um total de 130 dias para a retirada dos trailes do quarteirão desde que haja o comprometimento dos proprietários com a limpeza dos espaços utilizados”, pontuou. Em conversa amigável, entendeu-se como responsabilidade dos donos tanto o pasto em volta dos equipamentos quanto o lixo encontrado próximo. Sobre o assunto, as partes colocaram a dificuldade de controlar as atitudes do consumidor, que muitas vezes é o responsável por esse acúmulo de lixo. “Temos que começar a fiscalizar – tanto nós que cobraremos essa parte do acordo, quanto vocês que serão peça chave para que os clientes façam desse cuidado com o local um hábito”, disse Martins.
Na oportunidade, além de acordado o aumento do prazo, os proprietários dos trailers sugeriram seus novos pontos de trabalho que serão estudados pelo Executivo. Para o TP, a categoria disse estar ciente da responsabilidade com a limpeza e com as novas regras estipuladas anteriormente. “Como o promotor explicou ainda na outra reunião, entendemos que estamos instalados em um espaço que é público.Assim que fechar esse prazo vamos para outros locais e nossos trailers serão móveis”, pontuaram os trabalhadores.
RELEMBRE – Não é de hoje que a presença dos trailers no entorno da praça Angelino Goulart causa polêmica em Pinheiro Machado. Diante disso, reuniões periódicas vinham sendo realizadas com o Ministério Público e o Poder Executivo para solucionar o problema. Há cerca de um mês, de modo a estabelecer as novas regras, o prefeito Zé Antônio, acompanhado do procurador jurídico do município, Alex Martins, além dos proprietários dos trailers que até então ficavam permanentemente na área central participaram de audiência para regulamentar a situação.
Na oportunidade, em conversa com o procurador do município, ele informou com exclusividade ao Tribuna do Pampa que após análise do corpo técnico e jurídico da Prefeitura, foi elaborada uma normatização para toda a atividade ambulante.