OFERECIMENTO:
O 3º Batalhão Logístico de Bagé vem prestando apoio em distribuição e tratamento de água desde o início deste mês de março e toda a região. As ações começaram desde que os efeitos da estiagem se agravaram na região, impondo racionamento em Bagé e Hulha Negra, além de decretação de emergência em Piratini, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Lavras do Sul e Candiota.
Devido à topografia da região, parte da cidade de Bagé que se encontra em elevações, não consegue ser suprida devido à baixa pressão na tubulação de distribuição. Esta deficiência, ocasionada pelos baixos níveis das barragens da cidade, tem como consequência o emprego contínuo de caminhões pipa por parte do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), que se mostraram insuficientes para atender a demanda. Neste momento o 3º Batalhão Logístico vem complementando a distribuição. Este apoio já é histórico, pois a cidade sempre apresentou longos períodos de estiagem.
Ao mesmo tempo em que apóia Bagé, os municípios em estado de emergência também necessitam de atenção, principalmente em suas áreas rurais. Desta maneira, segundo os gestores municipais, o planejamento logístico e desdobramento dos meios do Batalhão fazem a diferença no suprimento.
Até o momento a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada forneceu mais de 771,8 mil litros de água, beneficiando a 720 famílias e 2,6 mil pessoas na região. “A prontidão constante, alicerçada no treinamento diário e no comprometimento, forja o espírito da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em servir e apoiar a população da fronteira do extremo sul do país”, assinala uma nota à imprensa enviada pela instituição.