SAÚDE

Falta de vacinas contra a gripe altera cronograma da campanha em Pedras Altas

A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2) Foto: Arquivo TP

A previsão de início da campanha de vacinação contra a gripe para a segunda-feira (23) acabou não acontecendo em Pedras Altas. De acordo com a Secretaria de Saúde da Cidade do Castelo, a equipe aguarda envio de nova remessa de vacinas pelo Governo do Estado. Nesta primeira etapa, profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais fazem parte da imunização contra o H1N1.

Conforme informado, o cronograma programado pela equipe foi suspenso e a expectativa é que um novo lote de vacinas seja entregue já nos próximos dias. “Conforme previsão da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) ainda para esta semana as vacinas devem chegar e, tão logo isso aconteça, retornamos o cronograma de vacinação dos idosos”, informou a Secretaria de Saúde.

No município, pelo menos nesta primeira etapa, que busca imunizar idosos com 60 anos ou mais, a dinâmica adotada é que a vacinação ocorra de casa em casa – evitando o deslocamento e aglomerações. A população do interior também será visitada pelos profissionais. Os locais onde os técnicos estarão atuando serão informados diariamente pelos canais oficiais da Prefeitura de Pedras Altas.

ENTENDA – A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus – já que os sintomas são parecidos. Além disso, estudos apon­tam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Comentários do Facebook