ERS-608

Famurs articula emenda para finalizar obras de acessos asfálticos

ERS-608, que dá acesso a Pedras Altas, é uma das rodovias que aguarda recurso e conclusão da obra

Gestores foram em busca de emenda parlamentar para as obras Foto: Divulgação TP

Em Brasília, na última quarta­-feira (7), o presidente da Federação das As­sociações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, e o presidente da Comissão dos Municípios sem Acesso Asfáltico e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, reuniram-se com o coordenador da Bancada Gaúcha, o deputado federal Giovani Cherini. O encontro teve como pauta a busca de uma emenda parlamentar para finalizar as obras de acesso asfáltico que atinge 57 municípios gaúchos. Participaram também da mesa os deputados estaduais Eduardo Loureiro e Ernani Polo.

Durante a reunião, realizada na Câmara dos Deputados, o presidente en­tregou um ofício solicitando a intervenção e mobilização do deputado Cherini junto à Bancada Gaúcha. Segundo o presidente Dudu Freire, a busca da ajuda se dá pela grande influência política do deputado federal, mas, principalmente, pela ne­cessidade de contemplar os municípios que ainda não receberam pavimentação. “Nossa intenção é ter um diálogo e montar uma es­tratégia para que possamos ter um recurso e sermos contemplados nessa emenda de bancada referente aos acessos asfálticos”, expli­cou Dudu Freire durante o encontro. “Essa é uma situação que afeta diversas comunidades e, inclusive, o progresso do Estado do Rio Grande do Sul como um todo. Precisamos tratar com prioridade absoluta o atendimento desse pleito”, justificou.

Na ocasião, o pre­sidente da Famurs também apresentou a Comissão dos Municípios sem Acesso As­fáltico, presidida pelo pre­feito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda. Segundo o presidente Dudu Freire, o intuito da comissão é formar uma rede com a Assembleia Legislativa, através da Fren­te Parlamentar em defesa dos municípios sem acesso asfáltico, para que sejam definidos critérios de execu­ção dos 58 trechos que estão com obras não iniciadas, paralisadas ou concluídas parcialmente.

Em sua fala, o presi­dente da Comissão, Marcelo Arruda, salientou a articula­ção da Bancada, em parceria com o governo do Estado, para aquisição de máquinas e ações voltadas para área de segurança pública. Contudo, o prefeito não deixou de priorizar que é necessário ajuda dos deputados federais para conclusão das obras de pavimentação. “A gente sabe que no RS a dificul­dade financeira é grande. A curto prazo não vai se resolver todas as demandas, por mais que o Estado esteja comprometido e saiba dessa prioridade”, destacou.

O deputado Cherini recebeu a reivindicação e se comprometeu em pau­tar o tema com os demais membros da Bancada. “Nós tivemos uma bela reunião, vou levar isso para bancada e tem grandes chances de nós aprovarmos” afirmou. “Parabéns prefeito Dudu e deputados por trazerem um tema tão importante para o Rio Grande do Sul”, salien­tou Cherini.

Ficou acordado que uma reunião será realizada em Porto Alegre, ainda com data a ser definida, para tratar sobre o assunto. O encontro na capital tem por objetivo facilitar a presença de demais autoridades, como deputados estaduais e prefei­tos que serão beneficiados com os recursos da emenda para pavimentação.

O prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, falou ao TP da importância de buscar meios para resolver a situação, porém frisou a con­tinuidade dos encontros com o governo do Rio Grande do Sul para a busca de solu­ções. “Nossa reinvindicação principal é fazer os 11 km da saída da cidade até o britador e depois as outras etapas, mas não vamos esquecer das obrigações do governo do estado, principalmente com a região Sul, visto o gover­nador Eduardo Leite ser na­tural dessa região. Já temos uma reunião agendada para o dia 14 para tratar de vários assuntos da região, princi­palmente os acessos asfáltico da ERS-608”, afirmou.

Comentários do Facebook