A Assembleia Legislativa do Estado instalou, na manhã de terça-feira (16), uma frente parlamentar que tem o objetivo de mobilizar municípios gaúchos que aguardam pavimentação asfáltica. Proposta pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Frente pretende propor debates e diagnosticar as necessidades desses municípios ao tempo em que fortalece a agenda municipalista em busca de desenvolvimento para todas as cidades.
No ato de instalação da Frente parlamentar em defesa dos municípios sem acessos asfálticos, que aconteceu no Memorial do Legislativo, o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, saudou a iniciativa e afirmou que essa é uma pauta prioritária. “É um problema muito grave que atinge quase 15% dos municípios do Estado”, afirmou. Segundo o líder municipalista, “não ter acesso asfáltico é uma verdadeira covardia que trava o progresso dessas comunidades”, destacou Freire.
De acordo com levantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente são 62 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico no Rio Grande do Sul. O presidente da Federação lembrou articulação da entidade para a destinação de emendas de bancada, com recursos federais, para levar asfalto até todos os municípios. Dudu Freire pediu participação de todos os poderes para manter a mobilização e efetivar os investimentos.
O secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella, afirmou que todos os governos deram sua contribuição. “O objetivo é resolver o problema de vocês que tão lá na ponta apanhando todos os dias, prefeito, vereadores, vice-prefeito, secretários, cidadão”, disse.
Eduardo Loureiro, que é também presidente da Comissão de Assuntos Municipais do legislativo gaúcho vai coordenar o trabalho da Frente. “Nós sabemos que os municípios que não possuem acesso pavimentado têm muitas dificuldades para construir o seu desenvolvimento, para atrair investimentos, para escoar a produção. Essa luta precisa contar com a apoio não só dos municípios, mas da Assembleia, da Famurs e temos que mobilizar, acima de tudo, as nossas comunidades em torno desta temática que é uma das mais importantes para o municipalismo aqui no RS”, afirmou o parlamentar.
Conforme os deputados que integram a Frente Parlamentar, o acesso asfáltico é preponderante para o progresso e o desenvolvimento das comunidades no interior, sendo que algumas aguardam há mais de vinte anos pela ligação asfáltica. Se contemplados, os municípios ganharão maior integração com as demais regiões e acesso a determinados bens e serviços; os custos de escoamento da produção se tornarão menos onerosos; além de proporcionar maior conforto e rapidez no trânsito e qualidade vida para a população.
PEDRAS ALTAS – O município, que luta já há alguns anos pela conclusão da obra da ERS-608, estrada que liga Pedras Altas a Pinheiro Machado pela BR-293, esteve representado no evento pelos vereadores Marco Antônio Machado Costa, o Marcola (PT) e José Volnei da Silva Oliveira (PT), presidente da Casa. Eles representaram também, o prefeito Bebeto Perdomo e disseram a reportagem do TP, terem ficado esperançoso. “O secretário Costella foi transparente e sério em suas declarações. Ele afirmou que as obras ocorrerão primeiro para aquelas em fase de finalização, passando depois para as outras, que serão especificadas por critério técnico. Agora vamos aguardar, mas ficamos otimistas, pois se tudo transcorrer da forma como o secretário explanou, certamente seremos contemplados”, relatou Marcola.