ERS-608

Famurs entra na luta pelos municípios sem acessos asfálticos em Frente Parlamentar

Representantes de Pedras Altas ficaram otimistas com as explanações

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Frente Parlamentar foi instalada no dia 16 Foto: Divulgação TP

A Assembleia Legis­lativa do Estado ins­talou, na manhã de terça-feira (16), uma frente parlamentar que tem o obje­tivo de mobilizar municípios gaúchos que aguardam pavi­mentação asfáltica. Proposta pelo deputado Eduardo Lou­reiro (PDT), com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Frente pretende propor debates e diagnosticar as ne­cessidades desses municípios ao tempo em que fortalece a agenda municipalista em busca de desenvolvimento para todas as cidades.

No ato de instalação da Frente parlamentar em defesa dos municípios sem acessos asfálticos, que acon­teceu no Memorial do Legis­lativo, o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, saudou a iniciativa e afirmou que essa é uma pauta prioritária. “É um problema muito grave que atinge quase 15% dos muni­cípios do Estado”, afirmou. Segundo o líder municipalis­ta, “não ter acesso asfáltico é uma verdadeira covardia que trava o progresso dessas co­munidades”, destacou Freire.

De acordo com le­vantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente são 62 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico no Rio Grande do Sul. O presi­dente da Federação lembrou articulação da entidade para a destinação de emendas de bancada, com recursos fe­derais, para levar asfalto até todos os municípios. Dudu Freire pediu participação de todos os poderes para manter a mobilização e efetivar os investimentos.

O secretário de Trans­portes e Logística, Juvir Cos­tella, afirmou que todos os governos deram sua contri­buição. “O objetivo é resolver o problema de vocês que tão lá na ponta apanhando todos os dias, prefeito, vereadores, vice-prefeito, secretários, cidadão”, disse.

Eduardo Loureiro, que é também presidente da Comissão de Assuntos Mu­nicipais do legislativo gaúcho vai coordenar o trabalho da Frente. “Nós sabemos que os municípios que não possuem acesso pavimentado têm mui­tas dificuldades para construir o seu desenvolvimento, para atrair investimentos, para escoar a produção. Essa luta precisa contar com a apoio não só dos municípios, mas da Assembleia, da Famurs e temos que mobilizar, acima de tudo, as nossas comunida­des em torno desta temática que é uma das mais impor­tantes para o municipalismo aqui no RS”, afirmou o par­lamentar.

Conforme os depu­tados que integram a Frente Parlamentar, o acesso asfál­tico é preponderante para o progresso e o desenvolvi­mento das comunidades no interior, sendo que algumas aguardam há mais de vinte anos pela ligação asfáltica. Se contemplados, os municípios ganharão maior integração com as demais regiões e acesso a determinados bens e serviços; os custos de esco­amento da produção se torna­rão menos onerosos; além de proporcionar maior conforto e rapidez no trânsito e quali­dade vida para a população.

Vereadores Marco Antônio e José Volnei representaram o município Foto: Divulgação TP

PEDRAS ALTAS O muni­cípio, que luta já há alguns anos pela conclusão da obra da ERS-608, estrada que liga Pedras Altas a Pinheiro Ma­chado pela BR-293, esteve representado no evento pelos vereadores Marco Antônio Machado Costa, o Marcola (PT) e José Volnei da Silva Oliveira (PT), presidente da Casa. Eles representaram também, o prefeito Bebeto Perdomo e disseram a repor­tagem do TP, terem ficado esperançoso. “O secretário Costella foi transparente e sé­rio em suas declarações. Ele afirmou que as obras ocorre­rão primeiro para aquelas em fase de finalização, passando depois para as outras, que serão especificadas por cri­tério técnico. Agora vamos aguardar, mas ficamos otimis­tas, pois se tudo transcorrer da forma como o secretário explanou, certamente sere­mos contemplados”, relatou Marcola.

Comentários do Facebook