SINDICALISMO

Federação lança em Hulha Negra campanha salarial estadual do setor da alimentação

Lançamento será em frente ao frigorífico Pampeano Foto: Arquivo TP

A Federação Intermunicipal dos Empregados nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação do RS (FIEICA-RS) lança, a sua Campanha Salarial 2024, nesta quinta-feira (22), às 14h, em frente à indústria do Pampeano Alimentos/Marfrig, em Hulha Negra. O Pampeano/Marfrig é a maior indústria do setor de carnes da região Sul, contando atualmente com cerca de 1,4 ,il funcionários.

A FIEICA-RS reúne 10 sindicatos que representam os trabalhadores do setor da alimentação do RS: Dom Pedrito, Alegrete, Bagé, Camaquã, Estrela, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Panificação (Porto Alegre) e São Gabriel.

Na região de Bagé ocorreram duas assembleias promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação com empregados do Marfrig/Bagé e Pampeano Alimentos, de Hulha Negra. Em ambas os trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicações visando à campanha salarial 2024/2025 por unanimidade. Como a data-base da categoria é 1º de fevereiro, as assembleias foram realizadas em dezembro de 2023.

Os participantes aprovaram a proposta apresentada pelo Sindicato, que consiste em um reajuste salarial pela reposição da inflação mais 5% de aumento real, um piso da categoria no valor de R$ 2 mil, além da manutenção das demais cláusulas.

“Para nós é uma honra receber, pela primeira vez, o lançamento da campanha salarial da nossa Federação em nível estadual. Estaremos recepcionando os representantes sindicais de outros municípios, além de mobilizarmos os trabalhadores para a nossa negociação com a Marfrig, que deve iniciar em breve”, destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral Jorge.

Eixos da Campanha Salarial 2024 do setor da Alimentação:
1. Reajuste de 100% do INPC;
2. Aumento Real de 5%;
3. Piso normativo de R$ 2.000,00;
4. Auxílio Escolar de 1 piso da categoria;
5. Compensação ao pagamento dos meses de 31 dias;
6. Vale alimentação no valor de uma cesta básica do DIEESE;
7. Homologação das Rescisões nos sindicatos;
8. Licença de 36 horas por ano, para levar filho ao médico.

Comentários do Facebook