Nesta quinta-feira (18), o ginásio municipal Lucas Porciúncula, localizado na sede de Candiota, foi palco da 11ª Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota (Feican), promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Neste ano, mais de 80 trabalhos foram inscritos.
Conforme o coordenador do projeto Feira de Ciências e professor da Unipampa, Pedro Dorneles, cerca de 344 alunos participaram da Feira juntamente com as 11 escolas das redes municipal e estadual de ensino. “Nós temos trabalhos aqui em Candiota voltados para a questão rural, carvão e outros diversos temas. Todos estão distribuídos em categorias do ensino fundamental, anos iniciais, anos finais, ensino médio, educação inclusiva e Educação para Jovens e Adultos (EJA)”, explicou, dizendo que quatro trabalhos de cada categoria serão selecionados para a Feira Integradora do Campus Bagé, que acontece em 30 de agosto.
TRABALHOS
Entre os inúmeros trabalhos expostos na Feican, a reportagem do jornal conversou com três turmas de diferentes anos, para saber um pouco mais sobre a apresentação.
Da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Jerônimo Mércio da Silveira, os alunos Bruno Barreto, Lueslin de Oliveira, Elisa Barcellos, Gabriel Roso e João Carlos Brum, do 3ª ano do ensino médio, falaram sobre a reciclagem do lixo eletrônico. “Nós juntamos as peças de computadores antigos da escola e revolvemos montar como se fosse o nosso Frankenstein, e assim surgiu o nosso computador Paulinho”, explicou o grupo, dizendo que eles também ensinam sobre a reciclagem do lixo eletrônico de maneira correta.
Outro trabalho que também foi feito por alunos da Escola Jerônimo, sendo eles, Matias Raupp, Luis Felipe Ossanes e Emanuel Moura do 1º ano do ensino médio, fala sobre uma bicicleta que gera energia. “Nós temos uma bicicleta e conforme vamos pedalando, a energia do alternador que instalamos vai carregando a bateria. Daí pegamos um inversor de 500 watts e ligamos na bateria, e através dele podemos ligar um computador, lâmpadas e televisores”, apresentou o grupo, dizendo que esta é uma alternativa de energia sustentável, que não polui. “Nós temos uma pesquisa que, atualmente, as pessoas gastam muito com academia, e essa bicicleta tem dois objetivos, deixar a pessoa em forma pedalando e gerar energia”, concluíram, acrescentando que uma hora de pedalada transfere uma energia de até 90 wh para a bateria.
Uma das curiosidades dos dois trabalhos mencionados acima, é que o computador estava ligado através da energia gerada pela bicicleta.
Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Santa Izabel, Gabrieli Rodrigues, Felipe Moreira, Marco Aurélio Kussler e Dyeverton Tomazi, fizeram o projeto voltado para a energia fotovoltaica na irrigação superficial pivotante. “Nossa ideia foi pensando na irrigação das lavouras no período de seca. Atualmente o combustível está muito caro, daí pegamos uma placa solar e ela gera energia para a bateria, para tocar o motor e a bombinha para irrigar. Assim tem como produzir mais, tem mais custo benefício e ajuda o produtor a produzir melhor”, explicaram.
O secretário de Educação, Michel Feijó, falou sobre a importância da realização de mais uma Feican no município. “Como secretário, junto de minha equipe, me sinto muito feliz por ver trabalhos de altíssimo nível. O meu reconhecimento a cada escola, professores e alunos. Destaco que nesse ano tivemos um aumento significativo de trabalhos”, ressaltou, agradecendo a parceria valiosa e de muitos anos com a Unipampa.
CONFIRA OS RESULTADOS
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*