PEDRAS ALTAS

Feira dos Saberes visou a motivação e valorização de situações diárias

Projetos foram elaborados e apresentados conforme o ano escolar

A escola municipal Assis Brasil, de Pedras Altas, realizou mais uma edição da Feira dos Saberes, onde as turmas de pré-escolar até o 9º ano e Educação para Jovens e Adultos (EJA) apresentaram trabalhos relacionados às diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de motivar seus educandos à pesquisa, curiosidade, a interdisciplinaridade e a valorização de situações cotidianas.

O evento foi realizado no CTG Sentinela de Pedras Altas e, paralelamente à feira, também houve exposição de maquetes e trabalhos desenvolvidos durante o ano. Durante dois dias, os alunos deram um show de criatividade e inteligência, com projetos muito bem elaborados sob a orientação dos professores.

Para a professora Nereida Duarte, responsável pelas turmas do 6º ano, junto as professoras Patrícia Souza e Graziele Silva, onde os alunos conquistaram o 1º e 2º lugar em sua categoria, “entre os projetos das séries iniciais foi possível apreciar a importância dos jogos no processo de aprendizagem, mistura de cores, aparelho circulatório, preservação da natureza entre outras experiências.

Já nas séries finais havia vulcão, jogos matemáticos, pulmão artificial, terremoto, entre outros”. Ela destacou, ainda, a importância do apoio público. “Desde o governo do saudoso prefeito Luiz Alberto Perdomo, tínhamos o incentivo de participar destes eventos dentro e fora do município. Atualmente, contamos com o apoio e disponibilidade do atual governo, por meio do prefeito Volnei Oliveira, que junto a equipe diretiva da escola, não mediu esforços para realizar o evento”, destacou.

AVALIAÇÃO – As turmas foram divididas em categorias, sendo séries iniciais (pré-escolar e 1º ano; 2º e 3º anos; 4º e 5º anos) e séries finais (6º e7º anos; 8º e 9º/ EJA). O júri foi composto por três membros, que avaliaram domínio do conteúdo, apresentação, criatividade, organização, entre outros critérios. Os vencedores receberam medalhas.

ABERTO AO PÚBLICO – Os responsáveis pelos projetos ficaram no local de apresentação, disponíveis para explicar cada trabalho. “A Feira de Ciências é uma oportunidade de mostrar todo o potencial criativo dos estudantes, que, com a orientação dos seus professores, desenvolvem projetos de grande alcance, demonstrando a preocupação deles em buscar soluções inteligentes para diversas questões do cotidiano. Com certeza, onde há teoria e prática caminhando juntas, o resultado é a elevação de muito conhecimento e originalidade. Torna -se um ambiente de protagonismo estudantil e de celebração da ciência e também, da arte e da cultura”, completou Nereida.

Categoria Pré A e B e 1° ano – 1° Lugar: 1° ano – Oxigênio Foto: Divulgação/TP

Categoria 2° e 3° ano – 1° Lugar: 2° ano – Outubro Rosa Foto: Divulgação/TP

Categoria 4° e 5° ano – 1° Lugar: 4° ano – Aparelho Digestivo Foto: Divulgação/TP

Categoria 6° e 7° ano – 1° Lugar: 6° ano – Isolador sísmico Foto: Divulgação/TP

Categoria 8° e 9° ano – 1° Lugar: 8° ano – Uma alimentação diferente

RESULTADOS ANOS INICIAIS

Pré A e B; 1º ano: 1º lugar – O oxigênio (1º ano); 2º lugar – O balão na garrafa (1º ano); 3º lugar – empate – Mistura das cores (pré B) e Dedos mágicos (pré A)

2º e 3º ano: 1º lugar – Outubro Rosa (2º ano); 2º lugar – A importância dos jogos educativos como apoio no processo ensino aprendizagem (3º ano); 3º lugar – Mãe natureza (2º ano)

4º e 5º ano: 1º lugar – Aparelho digestivo (4º ano); 2º lugar – Sistema respiratório (4º ano); 3º lugar – Aparelho respiratório (5º ano)

ANOS FINAIS

6º e 7º ano: 1º lugar – Osolador sísmico (6º ano); 2º lugar – Matemática no agro (6º ano); 3º lugar – O foguete (7º ano)

8º e 9º ano: 1º lugar – Uma alimentação diferente (8º ano); 2º lugar – As profissões (9º ano); 3º lugar – A importância da alimentação saudável (8º ano)

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook