
Mudas foram plantados nos canteiros da Prefeitura Foto: Samuel da Rosa/Assessoria PMHN
Encerra nesta sexta-feira (6), a 6ª Semana do Meio Ambiente de Hulha Negra. O evento, alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado na quinta-feira (5), começou na quarta-feira (4) e contou com uma programação diversificada.
As atividades estão sendo realizadas pela Prefeitura, através das Secretarias de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, e Educação. Integrou a programação, uma palestra com o tema “Biodiversidade na Escola” – na escola Auta Gomes, revitalização dos canteiros da Prefeitura, apresentações na Escola Estadual Chico Mendes; retomada do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
FEIRA LITERÁRIA
Para este dia 6 está programada a realização da Feira Literária Ambiental, no Ginásio Carochão, localizado ao lado da escola Monteiro Lobato. Com o lema “Cultivar cultura, florescer sustentabilidade”, o evento nasce da necessidade de partilhar saberes, valorizar a cultura e a ancestralidade, e fortalecer a consciência ambiental por meio da arte, da educação e das vivências com a natureza.
Ao Tribuna do Pampa, a secretária de Educação, Cristiane Pereira Gonçalves falou de forma especial sobre a feira, que é realizada por meio de uma ação intersetorial entre as secretarias de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, e Educação, e conta com o apoio das secretarias de Assistência Social e Agropecuária. “Há uma união de esforços para transformar o cuidado com o meio ambiente em uma pauta coletiva, educativa e transformadora”, destacou.
Conforme Cristiane, o tema já estava sendo trabalhado nas escolas. “Tanto as escolas municipais como estaduais estão envolvidas na construção deste momento, com ações contínuas de educação ambiental, como plantio de árvores, vivências naturais e produção de livros ecológicos, feitos com materiais reaproveitados e conteúdos produzidos pelos estudantes, expressando um olhar criativo, crítico e comprometido. Como reconhecimento, uma escola será premiada pela maior arrecadação de resíduos recicláveis, e também será destacado o livro mais criativo produzido pelas crianças e jovens. Os vencedores ganharão um passeio especial em contato com a natureza, valorizando o protagonismo infanto-juvenil e a importância da consciência ambiental desde cedo”, explicou.
A programação da feira contará com oficinas, exposições, manifestações culturais, estandes interativos e apresentações artísticas, reunindo diversos segmentos da educação ambiental e cultural do município. Segundo a secretária, a Feira Literária Ambiental é uma semente lançada para o futuro, onde a cultura é a raiz que sustenta e a sustentabilidade é o fruto que floresce com a participação de todos. “A comunidade está convidada a viver esse momento, deixar suas marcas e reafirmar o compromisso com uma Hulha Negra mais verde, criativa e consciente. Esta primeira edição da Feira Literária Ambiental de Hulha Negra nasce do sonho coletivo de unir cultura, educação e meio ambiente em uma experiência viva e transformadora. Mais do que atividades pontuais, estamos proporcionando vivências profundas, onde nossas crianças, adolescentes e educadores são os verdadeiros protagonistas. São eles que plantam ideias, criam histórias, colhem aprendizados e nos mostram, a cada gesto, que sustentabilidade se cultiva com afeto, consciência e prática diária”, pontuou Cristiane, definindo o evento como um espaço de partilha com a comunidade. “A feira é um marco, e temos a certeza de que ela ficará na memória afetiva de todos que participarem. A natureza, a arte, os livros e os vínculos construídos aqui florescem juntos — e é nesse florescer coletivo que acreditamos. Agradecemos a todos os parceiros e parceiras”.
PROGRAMAÇÃO DA FEIRA
A atividade teve início nesta sexta-feira (6) com a abertura oficial, seguida da palestra com o tema “Sustentabilidade e renda”, com Carolina Corrêa da EcoÂmbar.
Após, a programação continua às 9h30 – contação de histórias com a professora Miriã da Rosa; 10h – Oficina de jogos educativos; 10h30 – Apresentação do coral indígena Mybia Guarani; 14h – apresentações culturais; 15h – Coral indígena Mybia Guarani (2ª apresentação); 15h30 – palestra com o tema “Cidadania Ambiental, uma reflexão sobre o papel de cada um na preservação do nosso planeta”, com o prefeito e biólogo Fernando Campani; 16h10 – premiação e encerramento.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO
Comentários do Facebook