
Doações de Candiota foram destinadas ao município de São Gabriel Foto: J. André TP
A solidariedade é o que mais tem sido vista no que se refere a fator positivo desde que teve início a enchente que atingiu o Estado causando destruição, percas e mortes. Milhares de doações de todas as partes do país têm sido registradas diariamente com a finalidade de auxiliar aqueles que perduram tudo o que tinham. A maioria saiu somente com a roupa do corpo e ainda chegou molhado nas bases de apoio espalhadas nas áreas seguras, tanto das regiões do norte como capital e região metropolitana. Na região de cobertura impressa do TP, menos afetada pela grande quantidade de chuvas, todos os municípios se mobilizaram para a captação e deslocamento de donativos.
CANDIOTA
O município fez uma ação em benefício ao município de São Gabriel. Doações foram recebidas e centralizadas no Centro de Saúde Mental, na sede do município e, posteriormente, dois caminhões com quase duas toneladas de alimentos, além de produtos de higiene e limpeza, foram entregues no domingo (5), à Prefeitura de São Gabriel para posterior distribuição aos atingidos.
HULHA NEGRA
No município, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), está sendo ponto de coleta de doações para as vítimas das enchentes no Estado. Entre as arrecadações estão alimentos, roupas, água potável e cobertores.
PINHEIRO MACHADO
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) começou na última segunda-feira (6), a ser ponto de coleta para receber donativos para atender as vítimas das enchentes no Estado. Conforme nota, quem não puder levar até a sede da Associação, pode fazer contato que uma equipe busca doações.
A Prefeitura da cidade também fez uma ação em prol das famílias gaúchas. As ruas da cidade foram percorridas para arrecadação de doações a serem destinadas às vítimas das recentes chuvas no RS. As solicitações eram por água mineral, cobertores, roupas de cama, fraldas, mamadeiras, produtos de higiene pessoal, colchões e toalhas.
PEDRAS ALTAS
A Prefeitura Municipal de Pedras Altas também está arrecadando donativos para as famílias vítimas das enchentes no Estado. Doações de alimentos não perecíveis, água potável, roupas de cama (lençol, toalhas, cobertores), produtos de higiene pessoal como sabonete, creme dental, absorventes e escovas de dentes, além de agasalhos e sapatos estão sendo recebidas na EMEF Assis Brasil, na Secretaria de Assistência Social – CRAS, na Secretaria de Obras e Agricultura e na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.
BAGÉ
Na Rainha da Fronteira, bageenses se uniram para arrecadação de itens para enviar as famílias que perderam tudo no Estado. Uma central de arrecadação foi instalada no largo do Centro Administrativo da Prefeitura de Bagé.
Como resultado, cerca de 50 toneladas de donativos foram arrecadadas e serão enviados as áreas mais afetadas. A iniciativa foi coordenada pela Prefeitura em conjunto com a Defesa Civil municipal, que tem a frente Pérson Bueno, com parceria da empresa Expresso São Miguel que cedeu veículos.