MEIO AMBIENTE

Felino típico do Pampa é resgatado em Dom Pedrito

O animal é um filhote e foi encaminhado para tratamento Foto: Divulgação TP

Nesta terça-feira, dia 14, um gato do mato, animal silvestre que pertence as espécies nativas do bioma Pampa, foi resgatado nas proximidades do Arroio Taquarembó (Ponte do Guterres).

Um motorista foi quem encontrou o animal na estrada e realizou os primeiros socorros. Após contato com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), foi orientado que o animal fosse encaminhado para tratamento em uma clínica veterinária na cidade de Cachoeira do Sul.

O órgão estadual entrou em contado com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Dom Pedrito, que junto da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos, viabilizaram o transporte do felino.

De acordo com Anabela Silveira de Oliveira Deble, bióloga, professora doutora do Curso de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental da Urcamp, o animal é um indivíduo jovem (filhote) comumente chamado de gato-do-mato-grande, pertencente à espécie Leopardus geoffroyi, felino encontrado no centro da Bolívia, Paraguai, na região do Pampa gaúcho até o estreito de Magalhães.

OUTRAS CURIOSIDADES – O gato do mato grande é noturno e solitário, só é encontrando com outros de sua espécie, na época de reprodução. Eles já foram observados se levantando sobre suas patas traseiras para escanear a paisagem ao seu redor e usando a sua cauda como suporte, um comportamento incomum entre os felinos. Ele é perfeitamente capaz de subir em árvores, mas raramente o faz.

Eles estão no topo da cadeia alimentar de seu ecossistema e se alimentam principalmente de roedores, lebres, pequenos lagartos, insetos e, ocasionalmente, sapos e peixes. As fêmeas possuem territórios de 2 a 6km², enquanto os machos de até 12km².

Comentários do Facebook