CORONAVÍRUS

Pinheirenses continuam até dia 18 com protocolo mais restritivo para conter avanço da pandemia

A Prefeitura de Pinheiro Machado publicou, na última terça-feira (4) e passou a valer na sua integralidade desde a meia-noite deste domingo (9), o Decreto nº 813/2020, que aplica os protocolos da bandeira vermelha e adota medidas específicas mais restritas para determinados setores do município. Com a normativa, apenas o comércio considerado essencial tem autorização para funcionar. A medida é válida até a terça-feira da próxima semana, dia 18.

Na sexta-feira (7), o governo do Estado divulgou um mapa preliminar da 14ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado e a divulgação oficial ocorre até o final da tarde desta segunda (10). O município, que faz parte da R21 (Pelotas), ficou classificado na bandeira vermelha e uma reunião entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) fez com que a maioria optasse por não recorrer.

Independente desta decisão e baseado nos pareceres do Corpo Técnico da Secretaria de Saúde e Ação Social, diante do avanço dos casos de Covid-19 no município, o prefeito Zé Antônio já havia determinado tais medidas mais restritivas até a próxima semana. Conforme explicou em entrevista recente ao jornal, o limite de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Pelotas e Rio Grande – referências hospitalares para os pinheirenses – foi um dos pontos determinantes para a decisão. “Estamos dia após dia avaliando a situação e entendemos que adotar protocolos mais restritivos neste momento é muito importante. Esperamos que nesse período a circulação de pessoas diminua e as pessoas que estão ocupando leitos de UTI se recuperem para melhorar os índices, desta forma poderemos voltar às atividades com mais segurança”, afirmou o gestor.

 

Comentários do Facebook