A avenida Getúlio Vargas, a maior de Hulha Negra ficou tomada por militantes após a vitória nas urnas, do candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Campani e do seu vice, André Bexiga (PSB). Além de uma carreata, a comemoração foi encerrada com shows em frente ao diretório do partido.
Eles foram eleitos com 49,47% dos votos válidos (2.015), contra a segunda colocada, a candidata do PL, Tanira Ramos, com 1.195 votos (29,34%) e de Beto Dalpiva (PDT), candidato de situação do atual governo que tem a frente Renato Machado (PP), com 863 votos (21,19%). Ao todo, conforme o TSE, 4.182 eleitores compareceram as urnas, sendo 4.076 votos válidos, 54 nulos e 52 brancos.
Ao ser questionado se já esperavam o número de votos, Campani respondeu que sim. “A campanha foi focada em ultrapassar os 2 mil votos, que era o que nós estávamos entendendo pelo pronunciamento dos eleitores e, veja bem, sem jamais desmerecer os outros candidatos que nós temos sempre o respeito, mas é um dado de análise importante para nós, que amplia a nossa responsabilidade e que nos diz que a mudança era uma necessidade e a população espera de nós essa mudança. Como um impulsionador de iniciativas, um lastro importante de informações para preparar o nosso governo e construir uma reação que a população espera. Quero destacar, quando eu falo que nós fizemos praticamente 50% dos votos, agradecer e parabenizar as outras candidaturas, da Tanira e da Ester, do Beto e da professora Iara, que são pessoas que a gente tem carinho e nessa diversidade de opinião, nessa pluralidade de posicionamentos nós jamais deixamos de respeitar as pessoas e querer bem as pessoas. Fica aí o meu reconhecimento e os meus parabéns para as outras candidaturas, que foram a luta e que defenderam suas ideias. A vitória nos enche de alegria e de vontade, e nós esperávamos sim ultrapassar os 2 mil votos. E para brincar um pouco, eu participei de um bolão e falei que eu queria ganhar com 2 mil e 13 votos, pois foi uma lasca, ganhamos com 2 mil e 15”.
BANHO DE LEITE

Cumprindo promessa, Campani e Bexiga tomaram um banho de leite Foto: Luiz Araújo/Especial TP
Durante as comemorações da vitória nas urnas, o prefeito eleito, o biólogo agroambiental Fernando Campani, cumpriu uma promessa feita anteriormente caso ganhasse a eleição no município. Ele e o vice, André Bexiga tomaram um banho de leite em frente ao diretório do partido. “O ato simbólico do banho de leite significa o compromisso com a grande demanda da cidade e o desejo do último leite derramado nas estradas da cidade”, disse Campani.
Na ocasião, ele também expressou a sua vontade e compromisso com a melhoria das entradas do município, se comprometendo com um sistema inteligente de gestão das estradas que garantam qualidade no tráfego e respeito aos produtores.
Vereadores de situação vão liderar Câmara
No município, a renovação foi de 30% na Câmara de Vereadores e Vereadoras. Dos nove parlamentares, três cadeiras terão novos nomes – Josias Vidarte (PSB – ex-vereador), Moizés Abreu (PSB) e Luciane Fernandes Piegas (PL). Importante destacar que o Partido Liberal é novo na cidade e elegeu pela primeira vez uma vereadora. O partido já tem uma representante, a vereadora Tanira Ramos, porém ela foi eleita pelo PTB em 2020, partido que se fundiu com o Patriotas, formando o Partido Renovação Democrática (PRD). O vereador mais votado foi o jovem Diego Rodrigues (PP), que já era vereador e foi reeleito na cidade com 296 votos.
O futuro governo, do petista Fernando Campani, conforme a nova composição de 2025 a 2028, terá maioria no Legislativo, serão cinco parlamentares de situação contra quatro de oposição.
VEREADORES (AS) ELEITOS (AS)
* Diego Rodrigues (PP) – 296 votos
* Josias Vidarte (PSB) – 286 votos
* Baixinho da Patrola (PP) – 227 votos
* Hugo Teixeira (PT) – 220 votos
* Moizés Abreu (PSB) – 212 votos
* Dalvir Zorzi (PT) – 183 votos
* Jorge Coelho Coruja (PDT) – 177 votos
* Volnei Manfron (PT) – 173 votos
* Luciane Fernandes Piegas (PL) – 89 votos
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*