ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro e Lula disputam a presidência da República em segundo turno

Flávio Bolsonaro teve 47,03% dos votos no Brasil e Lula 45,16%

No último domingo (4), brasileiros e brasileiras de todo o país compareceram as urnas para a maior festa da democracia, as eleições 2026. Na oportunidade, os eleitores e eleitoras aptos a votar, manifestaram suas escolhas para presidente da República, governador, deputado federal, deputado estadual e senador para a partir de 2027.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% das urnas apuradas (499.248 mil seções eleitorais), ficou definido que Flávio Bolsonaro (PL), com 47,03% dos votos (56.104.503 milhões) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 45,16% (53.879.538 milhões de votos), se enfrentam em segundo turno no próximo dia 25 de outubro. Em terceira colocação no país ficou o Escritor Augusto Cury (Avante), com 2,89% (3.448.569 milhões) dos votos.
PELOS ESTADOS E EXTERIOR
Segundo o TSE, dos 26 estados brasileiros, Flávio Bolsonaro recebeu a maioria dos votos nas urnas em 14 estados (Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins), além do Distrito Federal. Já Lula, recebeu maior número em 12 estados brasileiros (Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e também no exterior.
No RS, Flávio Bolsonaro conquistou 55,64% (3.573.783 milhões) dos votos, Lula 35,73% (2.294.759 milhões) e Escritor Augusto Cury 3,04% (195.296 mil).
FLÁVIO E LULA
Após o resultado do primeiro turno, Flávio Bolsonaro se manifestou sobre o resultado das urnas com índices a frente de Lula e a confirmação de segundo turno. “Vocês e outros milhões de brasileiros querem mudança, e nós vamos honrar esse desejo. Em três semanas, vamos libertar o nosso país. O Brasil vai vencer!”
O atual presidente e candidato a reeleição Lula, falou com seus apoiadores. “O jogo está sendo jogado. A primeira etapa terminou e, a partir de amanhã, começa uma nova campanha. No segundo turno, vamos mostrar as diferenças entre os projetos para o Brasil e falar sobre o futuro que queremos construir. Um futuro com mais educação, ciência, tecnologia, indústria, saúde, inclusão social e oportunidades para todos. É hora de diálogo e de mostrar o Brasil que queremos construir.”
ABSTENÇÕES
No Brasil, 158.745.502 milhões de eleitores estavam aptos a votar em 2026 nas 499.248 mil seções eleitorais. Destes, compareceram as urnas 78,92% (125.275.835 milhões) dos eleitores aptos, sendo registrada uma abstenção de 21,08%, ou seja, 33.469.244 milhões deixaram de ir as urnas.
SEGUNDO TURNO
Com a configuração do 2º turno para as eleições presidenciais, no próximo dia 25 de outubro, eleitores de todo o país voltam às urnas para escolher seu representante. Em alguns estados, também há segundo turno para governador. No RS, Zucco, do PL, já foi eleito ao lado da vice Silvana Covatti.
JÁ PUBLICADA NO IMPRESSO