
Folador e o vice dos próximos quatro anos, Marcelo Gregório Foto: Divulgação TP
O atual prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), foi o escolhido nas urnas para mais um mandato a frente do município. Ao lado de Marcelo Gregório (PSDB), seu candidato a vice, Folador foi reeleito para administrar a cidade de 2025 a 2028, se consolidando como o prefeito eleito mais vezes em Candiota.
O próximo mandato será o quarto do gestor que foi eleito por 3.800 votos (57,08%), contra os 2.502 (37,58%) de Adriano dos Santos (PT) e dos 355 votos (5,33%) de Darlan Oliveira (PSB). No município, foram 6.904 mil votos, sendo 6.736 válidos, 56 nulos e 112 brancos.
Importante lembrar que o atual vice-prefeito de Folador, Paulinho Brum, também do PSDB, preferiu não compor a chapa, tendo concorrido e sido eleito vereador para os próximos quatro anos.
Ao TP, Folador falou sobre o sentimento de ter sido reeleito na cidade. “Sentimento de gratidão ao povo candiotese, a todas as pessoas que nos apoiaram, 3 mil e 800 eleitores e também todos aqueles que de uma maneira democrática acompanharam e votaram nos candidatos de oposição. A partir de agora o nosso município se une, junto com o nosso vice Marcelo, dos nossos vereadores eleitos do MDB e do PSDB, e nós pretendemos dar continuidade ao trabalho, e a palavra chave é gratidão. Estamos no quarto mandato, e nos requer muita responsabilidade para que nós possamos responder a altura dessa confiança do povo candiotense”.
Legislativo candiotense terá renovação e juventude a partir de janeiro de 2025
O domingo (6), foi marcado em todo o Brasil pelas eleições municipais 2024, que definiu quem governará as mais de 5,5 mil cidades do país a partir de janeiro de 2025, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Em Candiota, a Câmara de Vereadores e Vereadoras contará com quatro novos edis a partir do ano que vem, além de ter a juventude representada.
QUEM SÃO OS NOVOS CANDIDATOS?
Por número de votos, o primeiro novo candidato que garantiu sua cadeira na Câmara foi o atual vice-prefeito da cidade, Paulinho Brum, 39 anos, que a partir de 2025 estará assumindo um novo papel na política candiotense. Residindo no bairro João Emílio, Paulinho foi o candidato mais votado do seu partido, o PSDB, fazendo 419 votos e ficando na terceira posição dos mais votados do município, saindo com mais número de votos na Vila Operária.
Seguindo pela ordem, o segundo novo candidato a conseguir se eleger, foi o petista Marcelo Belmudes, 41 anos. Ele é presidente do Sindicato dos Municipários de Candiota (SIMCA), e estava afastado do cargo durante o período eleitoral, como manda a lei. Ele conquistou 229 votos, e integrará, a partir do ano que vem, a bancada de oposição. Ele reside no bairro João Emílio, e teve o maior número de votos na Vila Operária.
Logo atrás de Marcelo aparece Diego Lima, 27 anos, do MDB. Ele já havia concorrido na eleição passada pelo partido, ficando como primeiro suplente de vereador. Desta vez, aumentando o número de votação, Diego fez 222 votos e foi o terceiro nome do MDB a garantir uma vaga. Morador da localidade de Seival, Diego faz o nome da comunidade retornar ao Legislativo, sendo que a mesma não elegia ninguém há 16 anos, desde a vereadora Liliane Martins, 78 anos, que concorreu pelo MDB nas eleições municipais de 2008 e venceu, sendo a última eleita.
Na posição abaixo, o nome que aparece como eleito, é do também jovem, Axel Costa, 29 anos, que completou a bancada de oposição do PT juntamente com a vereadora Luana Vais e com o vereador Marcelo Belmudes, a partir do ano que vem. Morador da Vila Residencial, ele conquistou 212 votos. Durante a campanha eleitoral, Axel movimentou suas redes sociais, onde frequentemente publicava vídeos com suas ideias de trabalho e mudança para o município.
OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO
O prefeito reeleito na cidade ainda terá maioria no Legislativo, dos nove, seis são situação e três, os do PT, são oposição. O vereador mais votado neste pleito e na história de Candiota foi Fabrício Moraes, do MDB, com 976 votos. O segundo colocado, Gildo Feijó, também do MDB, totalizou 619 votos, ultrapassando o próprio recorde anterior.
VEREADORES (AS) ELEITOS (AS)
* Fabrício Moraes (MDB) – 976 votos
* Gildo Feijó (MDB) – 619 votos
* Paulinho Brum (PSDB) – 419 votos
* Luana Vais (PT) – 404 votos
* Léo Lopes (PSDB) – 349 votos
* Marcelo Belmudes (PT) – 229 votos
* Diego Lima (MDB) – 222 votos
* Axel Costa (PT) – 212 votos
* Ataides da Silva (MDB) – 207 votos
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*