QUESTÃO ENERGÉTICA

Frente Parlamentar da UTE Ouro Negro será lançada na Assembleia nesta quarta

Projeto que prevê duas máquinas de 300MW luta para sair do papel Foto: Divulgação TP

Por proposição do deputado estadual bageense Luís Augusto Lara (PTB), será lançada nesta quarta-feira (14), às 14h, no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar da Usina Termelétrica (UTE) Ouro Negro – projetada para ser construída em Pedras Altas, na divisa com Candiota.

O lançamento será feito de forma híbrida, com participações presenciais e por transmissão via internet. As pessoas que tiverem interesse em acompanhar podem assistir a partir das 14h, pelo canal de Youtube da AL-RS (clique aqui).

Segundo a assessoria do deputado Lara, devem participar presencialmente, deputados convidados, o diretor da UTE Ouro Negro, Sílvio Marques Dias Neto (ex-prefeito de Pedras Altas), o prefeito pedrasaltense Bebeto Perdomo, o prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador, o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Melvis Barrios, vereadores e vereadoras da região, entre outros convidados.

OURO NEGRO – A UTE Ouro Negro está avaliada em mais de R$ 5 bilhões. O projeto será financiado 80% com recursos das instituições financeiras da China. O restante do valor será pago com capital próprio das empresas sócias (ONE S/A, SEPCO1 e Power China). A SEPCO1 é também EPCista do projeto, ou seja, a empresa que será responsável pela obra.

A termelétrica contará com dois geradores de 300 megawatts cada e deverá ser construída numa área de terras próxima ao arroio Candiota e da mina de carvão da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), que será a fornecedora do combustível. Durante a construção do empreendimento, deverão ser gerados cerca de 4 mil empregos diretos e 500 quando o mesmo estiver em operação.

Ela já possui licença ambiental prévia (LP), o que lhe habilita participar dos leilões de energia e agora busca a licença de instalação (LI).

Comentários do Facebook