POLÍTICA

Governo federal e o desenvolvimento da região é tema de palestra em Candiota

Principais ideias e ações do governo Lula foram pautas no encontro

Paulinho Parera falou um pouco sobre os cinco primeiros meses de governo Foto: Silvana Antunes TP

A sexta-feira (26) foi voltada a união de lideranças regionais em Candiota. Uma palestra foi realizada no Sindicato dos Mineiros da cidade, ministrada pelo subsecretário de Gestão e Normas da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulinho Parera, que falou sobre as ações realizadas pelo governo federal nos últimos cinco meses com a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Lula.
Em nome da região, Paulinho cumprimentou a vereadora de Candiota Luana Vais (PT), ressaltando a atuação da edil na luta em prol da Capital Nacional do Carvão. Ele destacou que o governo está reorganizando a Casa e que um dos focos de sua atuação é redemocratizar o acesso a informação. “Queremos também chegar ao interior, abrindo portas e buscando programas para as comunidades”, destacou.
O secretário federal lembrou que as primeiras ações do governo Lula estão voltadas a retomada de programas estratégicos que anteriormente mudaram a vida das pessoas. “Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos estão de volta, assim como trabalhamos políticas públicas culturais e ambientais, bem como a retomada de apoio as universidades federais”, frisou.
Paulinho também ressaltou que a ação tem possibilitado novos olhares para o país por meio do lema do governo: união e reconstrução. “Voltamos a ser bem vistos e a refazer as relações internacionais. Estamos confiantes, diálogos voltaram a ocorrer”, expôs.
EMPREGO – Paulinho ressaltou que o principal objetivo do atual governo é o combate à fome. “O trabalho é para que todos possam ter acesso à no mínimo três refeições ao dia e políticas públicas que possam gerar empregos. O governo, em breve, vai apresentar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), transformando o país em um canteiro de obras com geração de muitos empregos”.
Ele também falou em um trabalho que possibilite os brasileiros a seguirem atingindo metas e sonhos. “Temos um grande trabalho voltado à economia do país, pois as taxas de juros estão altíssimas. Hoje o Banco Central é independente e buscamos alternativas para resolver essa questão”, pontuou.
REGIÃO – O secretário federal pontuou pautas importantes para a região, como a possibilidade de investimentos na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), considerada um divisor de águas quanto ao desenvolvimento regional e que participa do debate da transição energética; a rodovia transcampesina para melhorar o tráfego das comunidades e transporte das produções; potencializar as cooperativas; e o carvão mineral que é o tema central, sendo necessário tratar sobre a transição energética e a continuidade da Fase C da Usina de Candiota.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook