Desde 1840 o dia 8 de janeiro é dedicado a profissão de fotógrafo, segundo o site Educa Mais Brasil. A data ganhou significado quando nesta mesma data, a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil e foi usada pela primeira vez por Dom Pedro II. A partir daí, por muitos anos o equipamento tinha acesso restrito para registrar pessoas importantes da sociedade e algumas paisagens, o que é bem diferente dos dias atuais, quando registrar momentos é algo que já faz parte do cotidiano das pessoas no mundo inteiro.
Nesta edição, o TP traz a experiência e dedicação da fotógrafa candiotense Cáren Araújo, a Zél, que neste mês completa 13 anos de registros e muitos momentos especiais que são eternizados em seu estúdio que está localizado na sede de Candiota.
ZÉL E A FOTOGRAFIA
Formada inicialmente em jornalismo pelo Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Zél contou que sempre foi atraída pela fotografia e por audiovisuais, e segundo ela, o gosto foi herdado da mãe que sempre gostou de registrar os momentos da filha quando criança. Mas a paixão pela profissão foi despertada em Zél enquanto cursava jornalismo, onde as aulas de fotografia foram essenciais para o início na profissão. “Com o apoio da família montei meu primeiro estúdio e comecei a fotografar principalmente bebês, crianças e famílias, que particularmente são os nichos que mais gosto dentro da fotografia”, contou.
Após alguns anos, a profissional sentiu a necessidade de se especializar na área, e então por alguns anos precisou se afastar de Candiota e começar uma nova vida em Canoas, cidade em que realizou a faculdade de fotografia e ficou ainda mais apaixonada pela profissão, a qual atua até os dias atuais.
Ao ser perguntada sobre momentos e histórias marcantes com a fotografia, Zél disse que carrega muitos momentos especiais que vivenciou durante esses anos. “Por exemplo, gestantes que registrei após muitas tentativas, perdas, e as clientes acabam compartilhando a história delas e no fim participo desses momentos, me emociono, torço, oro, com elas e por elas, depois meio me sinto tia dos bebês”, relembrou, citando também os primeiros momentos como aniversários, formaturas e a primeira foto 3×4.
Em relação a motivação diária, a fotógrafa elencou os registros, as memórias, a confiança das pessoas e a criação de cada cenário temático, como algumas das coisas que a fazem uma profissional realizada. “Eu realmente amo a fotografia e tudo que ela me ensina e me proporciona”, concluiu
.
ATENDIMENTO
Para quem quiser registrar momentos especiais, o estúdio fotográfico de Zél está localizado na rua José Machado Raupp, nº420 na sede do município. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 e das 14 às 18h e aos sábados das 9h às 12h. O agendamento pode ser feito pelo número (51)989059498 ou pelo (53)999226264.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*