CORONAVÍRUS

Hospitalização de pinheirense com Covid-19 será contabilizada apenas na próxima semana

A nova “Regra 0-0” (zero registro de hospitalização e zero de morte nos últimos 14 dias) adotada pelo governo do Estado no Modelo de Distanciamento Controlando incluiu Pinheiro Machado entre os 177 municípios mesmo havendo um paciente hospitalizado em razão do novo coronavírus  (clique aqui para visualizar os municípios)

A titular da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Caroline Hoffmann, explicou que, apesar da hospitalização ter ocorrido na quarta-feira (1º), o caso só foi contabilizado no sistema nesta sexta-feira (3). “Essa hospitalização vai contar para a próxima semana”, afirmou. O novo levantamento de dados para atualização da bandeira ocorre na quinta-feira (9).

De acordo com o prefeito Zé Antônio, o homem de 59 anos foi levado para o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) por ter apresentado febre e queda de pressão. Ele tem outras comorbidades como diabetes e a equipe técnica tomou a decisão por precaução.

A “Regra 0-0” permite que os municípios classificados com a bandeira vermelha (risco alto) ainda possam continuar utilizando os protocolos da bandeira laranja (risco médio). Os prefeitos ganham autonomia nesses casos.

Já no próximo levantamento do Comitê de Dados do Estado, que acontece semanalmente, o município já não se encaixa na regra e consequentemente precisará adotar medidas mais restritivas. A bandeira vermelha, que permanece por duas semanas, segundo os protocolos, exige fechamento de todo o comércio considerado não essencial. Apenas não entram nessa lista supermercados, farmácias e postos de combustíveis.

Comentários do Facebook