No último dia (27), a vacina bivalente contra a Covid-19 começou a ser aplicada no país inteiro. No lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu sua dose que foi aplicada pelo vice-presidente e também médico, Geraldo Alckmin.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicrom, além de ter perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.
REGIÃO- Para informar o andamento do esquema de vacinação de cada município, a equipe do TP entrou em contato com as secretarias de Saúde dos municípios de Candiota, Pedras Altas e Pinheiro Machado. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Hulha Negra não havia retornado.
PEDRAS ALTAS- A Cidade do Castelo recebeu 30 doses da vacina, e 10 pessoas do grupo 85+ já foram imunizadas. De acordo com o secretário Celso Caetano, na próxima semana idosos de 84 anos já estarão recebendo suas doses. “Decidimos vacinar desta forma, pois recebemos poucas doses. A nossa equipe está indo de casa em casa para realizar a vacinação”, destacou Celso.
Ao finalizar, o secretário falou sobre a importância da imunização. “Estamos sempre incentivando a vacinação em todas as pessoas, já foi comprovado a eficácia da vacina e poderemos recomeçar o convívio social”, assinalou. Além disso, Celso afirmou que o método de vacinar em casa deu certo no início, e por isso continuarão trabalhando desta forma.
PINHEIRO MACHADO – No município, 456 doses foram recebidas e 216 já foram aplicadas. A Vigilância Sanitária afirmou que se na próxima semana houverem doses disponíveis, uma nova faixa etária irá receber a imunização. Caso contrário, uma nova remessa da vacina deve ser esperada.
CANDIOTA- Mais de 150 doses já foram recebidas e aplicadas no município, incluindo a faixa etária acima dos 70 anos de idade e pessoas acamadas.
O secretário de Saúde, Fabrício Moraes, explicou como as doses estão sendo distribuídas aos candiotenses. “Não deixamos vacina guardada, nós recebemos e já colocamos no braço da população. Está programado para chegar mais 60 doses nesta semana, e só não vacinamos mais porque vai chegando aos poucos”, afirmou.
Fabrício destacou a importância da imunização com a vacina bivalente. “Nós temos a visão de que essa vacina é muito mais importante, pelo fato de abranger todas as cepas em uma única dose. Queremos fazer o quanto antes em toda a comunidade, depende só do Estado nos mandar”, informou.
Ainda sobre o município, a equipe do TP conversou com o morador da Vila Operária, Clair Saraçol Soares, 73 anos, que estava na fila para receber a imunização na tarde da última quarta-feira (01). Ao ser questionado sobre a importância da vacinação, seu Clair destacou como o caminho correto. “Eu acredito muito na vacina, e tenho me vacinado com todas. Acredito que é por aí o caminho, e não vejo outra alternativa que não seja a vacina”, falou.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*