EXEMPLO

Hulha Negra é referência no 27º Seminário de Secretários de Agropecuária do RS

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Secretário Luis Fernando participou do evento e falou sobre as experiência de Hulha Negra com relação ao fornecimento de produtos ao Exército Foto: Divulgação TP

Neste mês, Hulha Negra esteve representada no 27º Seminário de Secretários de Agropecuária do Rio Grande do Sul, realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Porto Alegre. Entre os ministrantes do seminário estavam o secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Henrique Kohlmann Schwanke e o diretor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Márcio Madalena.

Entre os temas debatidos no seminário estavam agricultura familiar, agroindústria, produção de soja, milho, irrigação e compras governamentais da agricultura familiar, onde foi destacado um dos principais setores de compra dos produtos, o Exército Brasileiro. Quanto a isto, foi exposta a grande capacidade que o Exército tem de comprar e a pouca oferta por parte da agricultura familiar atualmente.

Representando Hulha Negra, esteve participando pela terceira vez o secretário de Agropecuária Luis Fernando de Lima, que em entrevista ao TP expôs a grande satisfação por Hulha Negra ser um dos poucos municípios que já se enquadra e vende os produtos para o Exército através das agroindústrias de panificados e laticínios do município. “Hulha Negra foi lembrada e serviu como exemplo pelo secretário Schwanke, por já estar neste caminho. Dei um depoimento e isso é muito importante para os produtores do município, para as escolas, para o Exército. Temos quatro quarteis e Hulha está inserida nesse contexto de fornecimento dos produtos. Ifsul, Unipampa podem e devem comprar 30% da agricultura familiar e sabemos que ainda não ocorre. Em razão disso é de grande valia, como secretário, participar de um seminário deste nível, com explanações e debates, onde é possível participar com perguntas aos diversos segmentos do Estado e órgãos federais”, expõe o secretário.

Lima também lembrou que a participação no seminário traz outros benefícios. “É possível enxergar, ouvir e trazer novidades lançadas no evento. O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luis Antonio Franciscatto Covatti Filho lançou vários programas de incentivo a irrigação, criação de novas agroindústrias, entre outros projetos possíveis de serem adaptados para Hulha Negra. Precisamos buscar coisas novas, foram dois dias de seminário, um momento importante para o município, tanto na aquisição de conhecimento como para conseguir uma reunião para tratativas específicas para Hulha Negra, com exposição de demandas, fato que já proporcionou uma agenda em Brasília nas próximas semanas”, ressalta o secretário, acrescentando que é um momento onde as portas se abriram para o município e deixou Hulha Negra conhecida. “Temos que mostrar que estamos interessados em trazer melhorias”, conclui Luis Fernando.

Comentários do Facebook