I = P x A x T

A equação IPAT é utilizada para analisar o grau de Impacto de uma indústria, mercado ou produto. De forma simples ela multiplica três variáveis que interferem na sustentabilidade, e, ao mesmo tempo, possuem a capacidade de medir o impacto da atividade humana no meio ambiente.
Agora vejamos cada uma delas: A primeira variável é o “P”, que representa a População de um determinado local ou que consome algo. A segunda é a Afluência, ou seja, a concorrência pelo uso de um determinado recurso, e por fim, a Tecnologia aplicada.
Quando falamos em população, cabe lembrar que já somos mais de 7 bilhões de pessoas no planeta e que é previso chegarmos a 11 bilhões em 2050. Com isso, hoje as concorrências por recursos, analisadas pela variável Afluência, ainda não são tão evidentes, mas em 2050 esse cenário pode mudar. Vejamos: Se uma pessoa deve consumir 2 litros de água por dia, hoje nossa demanda é de 14 bilhões de litros/dia, mas chegará em 2050 com 22 bilhões de litros/dia. Agora, como atender a demanda da agricultura, que hoje é responsável por 70% do consumo? Lembrando que até 2050, a agricultura também deverá crescer para atender a esta nova população. Por fim, ao analisarmos a Tecnologia teremos a quantidade de recurso que é utilizada para a produção de bens. Nesta variável também temos um crescimento exponencial, pois não só consumimos mais tecnologia, como estamos nos tornando cada vez mais dependes dela, atribuindo a ela um caráter descartável, que nos leva a consumir ainda mais amanhã.
Assim, se esperamos reduzir nossa pegada ecológica, não podemos delegar para as gerações futura a mudança em nossos hábitos de consumo e descarte. É preciso começar agora!

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook