ENERGIA

Ibama emite Licença Prévia da UTE Ouro Negro

Empreendimento deverá construído em Pedras Altas

Empreendimento deverá ser construído em Pedras Altas Foto: Divulgação TP

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu, na noite de ontem, 4, a Licença Prévia (LP) 530/2016 do projeto de instalação da Usina Termelétrica da Ouro Negro Energia (ONE S/A), que deverá ser construída em Pedras Altas. Após meses de espera, a empresa agora está apta a disputar o Leilão A-5.

Segundo o presidente da ONE S/A, Silvio Marques Dias Neto, o próximo passo é concluir a estrutura de capital com os grandes investidores até o fim do mês de outubro deste ano. Dias afirma que o financiamento para a construção do empreendimento está garantido, faltando apenas detalhes de constituição da sociedade empresarial. “Vamos aguardar também que o governo marque o leilão de energia, cuja expectativa é para o primeiro semestre de 2017. Marcado o leilão temos a absoluta certeza de que o projeto avançará”, destaca.

A UTE Ouro Negro está avaliada em mais de R$ 4 bilhões. O projeto será financiado 80% com recursos das instituições financeiras da China. O restante do valor será pago com capital próprio das empresas sócias (ONE S/A, SEPCO1 e Power China). A SEPCO1 é também EPCista do projeto, ou seja, a empresa que será responsável pela obra.

A termelétrica contará com dois geradores de 300 megawatts cada e deverá ser construída em Pedras Altas, na divisa com Candiota, numa área de terras próxima ao arroio Candiota e da mina de carvão da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Durante a construção do empreendimento, deverão ser gerados cerca de quatro mil empregos diretos e 500 quando o mesmo estiver em operação.

Comentários do Facebook