100 DIAS DE GOVERNO

“Nosso desafio é manter as políticas públicas de governo”, diz prefeito de Pedras Altas

Na semana passada o Tribuna do Pampa deu início a um especial sobre os primeiros 100 dias de governo. Começaram a ser contatados os prefeitos dos municípios de cobertura impressa do jornal para falarem sobre o período, bem como fazerem projeções a curto prazo. Na região, contamos com realidades distintas entre os municípios de Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, seja pela continuidade da administração anterior por meio da reeleição, seja por se iniciar um novo governo.
Nesta edição, apresentamos o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (Progressistas) que por um problema técnico não foi veiculado na semana passada, e o de Bagé e Divaldo Lara (PTB). Na edição passada, trouxemos a entrevista com o prefeito em exercício de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas). Dos prefeitos de Hulha Negra, Renato Machado e Candiota, Luiz Carlos Folador, não houve retorno dos conteúdos até o fechamento desta edição.

 

Prefeito Bebeto Perdomo está no segundo mandato frente a Prefeitura da Cidade do Castelo Foto: Divulgação TP

Ao completar os 100 primeiros dias de governo da atual gestão, o prefeito de Pedras Altas, Luis Alberto Soares Perdomo, o Bebeto, do Progressistas que está em seu segundo mandato, disse avaliar o período com muita alegria mas também muita preocupação em razão do momento vivido pela pandemia da Covid-19.
Conforme o prefeito há uma redução na arrecadação e com isso, surge o desafio de manter as políticas públicas de governo prestando um serviço de qualidade para a população. “Ficamos otimistas pelo trabalho desenvolvido até então e esperamos conseguir ofertar um serviço de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pedrasaltenses”, frisou Perdomo.
Solicitado a elencar o que foi possível ser feito para a cidade e a população nos 100 primeiros dias, Bebeto cita obras e a atenção por parte de algumas secretarias de governo, bem como um trabalho contínuo junto ao governo estadual em prol de benefícios para a cidade. “Buscamos intensamente junto ao governo do Rio Grande do Sul e conseguimos que se iniciassem as obras de melhorias da ERS-608 com relação ao trecho de 11km que era nosso grande problema. Estava em péssimas condições e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, o Daer, já iniciou a obra de recuperação e asfaltamento do trecho. Também continuam as obras de pavimentação através do Finisa com muita intensidade e agora conseguimos a liberação junto a Caixa Econômica Federal, de um recurso de R$ 250 mil do deputado federal Afondo Hamm para mais duas ruas da cidade. Desta forma, em um futuro próximo teremos aproximadamente 90% da área urbana pavimentada”, destacou o prefeito.
Perdomo também citou a continuidade da obra de saneamento básico da área urbana, com coleta e Estação de Tratamento de Esgoto com recursos da Caixa Econômica Federa, via Companhia Riograndense de Saneamento, a Corsan, manutenção das estradas e revitalização de pontes do interior do município com recursos próprios municipais e importantes trabalhos nas áreas da saúde e educação. “Nossa área da saúde presta atendimentos na sede e interior do município de forma diferenciada. A vacinação contra Covid-19 está sendo feita diretamente na casa das pessoas. Temos um cuidado especial com a população de Pedras Altas e nosso objetivo é manter um atendimento humanizado, pensando na qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito.
Sobre o desafio de administrar no período, Bebeto reforça a baixa arrecadação do município. “Há uma queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS. Vivemos em função da questão econômica, principalmente neste período da Covid-19 e nos preocupamos com as arrecadações do município, pois as políticas públicas dependem também desse retorno financeiro. Por isso que através das nossas equipes de governo, principalmente da Saúde, estamos fazendo um intenso trabalho de conscientização e orientação da população”, destacou.
Por fim, questionado acerca do que esperar a curto prazo, o prefeito preferiu falar sobre as questões relacionadas à Covid-19. “Esperamos que a vacinação avance gradativamente para toda a população, pois a partir vacinação, nossa vida começará a voltar a normalidade. Seguimos as orientações e pedidos de cuidados higiênicos para a população.
Apesar de termos pessoas vacinadas, estamos preparando um novo kit higiene para entregar a população do município, pois elas não podem esquecer de usar a máscara, higienização com álcool gel e sabão. Continuamos pedindo que a comunidade de Pedras Altas se cuide, ao façam aglomerações, pois o vírus é sério e está intenso”, concluiu Perdomo.

Comentários do Facebook