COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Inicia construção do prédio da unidade do Parque Maria Anunciação Gomes de Godoy em Candiota

Obra é realizada por meio de compensação ambiental da UTE Pampa Sul

Sede da unidade começou a ser construída Foto: J. André TP

Já teve início a obra de construção do prédio da unidade do Parque Maria Anunciação Gomes de Godoy, localizada junto ao trevo de acesso a sede de Candiota. O prédio integra um projeto obrigatório de compensação ambiental da UTE Pampa Sul, fiscalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já tendo sido repassado em torno de R$ 1 milhão para a Prefeitura de Candiota, para uso exclusivo no Parque.

Uma ação de compensação na Área de Proteção Ambiental (APA) era aguardada há bastante tempo e a reportagem do Tribuna do Pampa conversou com a secretária de Meio Ambiente de Candiota, Josuelem Duarte, a Jô, para saber mais informações sobre o futuro da área do parque.
De acordo com a secretária, a área terá destinação exclusiva para fins de estudos e científicos. “Não se trata de um parque turístico, de passeio, lazer e visitação aberta. É um parque de preservação. Estamos projetando organizar um caminho para acesso até um ponto do parque com indicação de árvores nativas, mas com fins de conhecimento”, explicou Jô, acrescentando que não pode haver presença de animais, construções de passarelas ou outros fins que possam causar impacto ambiental.

A obra conta com recursos de  compensação ambiental da UTE Pampa Sul Foto: J. André TP

COMPENSAÇÃO – Segundo a secretária, o recurso era uma destinação obrigatória por parte da UTE Pampa Sul para ser aplicado em uma área de preservação ambiental. “Decidimos por esta área dando andamento ao processo que já acarretava risco de perda do valor. Conseguimos executar o plano de trabalho e o termo de compromisso do projeto para a aplicação do recurso de R$ 1 milhão, que foi aprovado durante a atual administração, para ser repassado para essa área que já existia no município, doada pelo casal Maria Anunciação Gomes de Godoy e Álvaro José de Godoy – casal benemérito já falecido”.

O PROJETO – Em reunião junto a Pampa Sul e Ibama foi decidida a melhor forma de execução do recurso. Jô explica que conseguiram a aplicação total do valor, sendo a Prefeitura responsável pelas licitações. Quanto ao que contempla o projeto, a secretária faz exemplificações.
No projeto está previsto o cercamento da unidade para evitar percas na área. “Já perdemos fauna e flora por falta de cercamento e delimitação da margem por meio de limpeza na área. Uma das últimas situações foi quando um veículo derrubou um poste de energia e houve um incêndio, causando muitas preocupações”, lembra Josuelem ressaltando que “são muitas espécies nativas na área do parque e todas vão ser replantadas com a finalidade de estudos e fins científicos, sendo uma espécie de viveiro também”.

Como já citada, uma importante etapa é a construção da sede da unidade, que também contará com sala de áudio e vídeo e poderá ser utilizada pelas escolas. “Queremos fazer projetos para que a vida escolar seja incorporada nas informações ambientais do município para novas formações. Todo parque ambiental possui uma sede sem geração alguma de impacto, pelo contrário, o Ibama necessita que tenham administrações nas áreas para funcionamento, manutenção, cuidado e fiscalização. Essa unidade vai sediar a Secretaria de Meio Ambiente, que será o responsável pela gestão do parque. Ela está sendo construída em um platô (terreno) liberado pelo Ibama, sem árvores nativas e mais próximo da rótula de acesso, não sendo necessário a entrada total no parque, não ocorrendo muito fluxo de pessoas e nem impacto ambiental. Teremos vários profissionais atuantes na área, como biólogos, geóloga, licenciador, gestor e fiscais ambientais”, explicou.

O projeto ainda contempla a geração da própria energia e armazenamento de água. “Vamos fazer instalações de placas fotovoltaicas e captação de água da chuva, além de tomada para carregar veículos elétricos, sendo que o veículo que será adquirido para a unidade, também será elétrico”, frisou Jô.

IMPORTÂNCIA – A secretária afirma que tudo está sendo pensado de forma ambiental e todas as etapas ocorrem mediante liberação do Ibama. Ela também lembrou que a compensação é um grande avanço para o município, pois além das pessoas terem acesso a sede do parque, terão também a Secretaria, deixando tudo interligado, com proteção e visibilidade.

“Essa área é importante para toda população. É onde conseguimos mostrar que temos áreas protegidas, que pensamos no meio ambiente e que as compensações realmente acontecem. Queremos novos empreendimentos, usinas, empregos, mas temos que mostrar o que é ambiental e desta forma conseguimos fomentar o cuidado dessas áreas, mostrando o que é preservado em Candiota”, destacou.

Para finalizar, Josuelem diz ser difícil descrever a emoção sentida neste momento. “Não só por ser formada na área ambiental, mas ser nascida e criada em Candiota, vendo um recurso sendo aplicado em uma área de preservação ambiental é um sonho. Ainda mais porque o parque era meu principal objetivo como secretária desde que assumi. Como pessoa e secretária, me sinto realizada. Não fizemos nada sozinhos, se não fossem todos os engajamentos não conseguiríamos. Todos viram minha motivação e se dedicaram para que conquistássemos esse recurso, que se não ocorresse seria uma perca ambiental para o município e comunidade que não teria acesso a toda essa riqueza. Estou muito satisfeita de ter chegado a conclusão desta fase”, afirmou.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook