PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Iniciam as obras de restauro e revitalização no Castelo de Assis Brasil

Andaimes, placas, movimentações. Assim está o entorno do Castelo de Pedras Altas após o início, de fato, da primeira etapa da obra de restauro e revitalização do patrimônio.

As obras de restauro são promovidas pela Associação Castelo de Pedras Altas que é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade congregar esforços para cuidar e restaurar os bens móveis e imóveis do Castelo. Criada em 2022, a Associação Castelo de Pedras Altas é a articuladora dos inúmeros atores que estão e serão engajados nesse projeto cultural, a ser executado em etapas nos próximos anos.

 

Anteriormente, após um evento de lançamento das obras ocorrido em agosto no Castelo com a presença de diversas autoridades, o presidente da Associação Castelo de Pedras Altas, Luiz Carlos Segat, falou da realização desse sonho que é dar início ao processo de restauração dessa importante edificação. De forma emocionada ele relatou um sonho que carregava desde criança. “… quando eu era menino, morava em tapejara e tinha o sonho de comprar uma enciclopédia daquelas de capa dura que vendiam na porta das casas. Meu pai era pedreiro e minha mãe faxineira, não tinham recursos. Eu estudava no colégio agrícola e nos fins de semana limpava pátio, faxina para juntar dinheiro para comprar enciclopédia e um dia quando já estava com o valor quase pronto, em conversa com um senhor do colégio, ele me contou que a filha não enxergava porque tinha problema de visão e nunca teve dinheiro para levá-la para consultar. Fizemos uma campanha e levamos ela, que precisava de óculos e peguei meu dinheiro da enciclopédia e dei para o óculos. Não sei se o óculos era muito caro ou meu dinheiro era pouco que não foi suficiente. Fizemos uma vaquinha e compramos o óculos, e, com isso, se foi o sonho da enciclopédia. Ano passado, quando fomos recebidos aqui pela Beatriz Araujo, ela me falou: tu sabe o que tens aí no castelo? E eu respondi: Bah! Tem tanta coisa. E ela me disse: tu tem a primeira enciclopédia escrita no mundo”, contou ele emocionado.

SOBRE O PROJETO

Andaimes e placas acerca da obra no entorno do castelo Foto: Divulgação TP

O projeto de Restauro e Revitalização do Castelo de Pedras Altas – 1ª Etapa, foi aprovado em 2022 e é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura. Ele prevê a impermeabilização e pavimentação da laje de cobertura nos locais de maior acesso e, no andar superior, a remoção e execução dos revestimentos internos, instalações elétricas e restauro da pintura das janelas metálicas. Também será realizado uma ampla mobilização nas mídias sociais do projeto cultural para divulgar e gerar engajamento para seleção de participantes para a realização de duas visitas guiadas. O resultado, a longo prazo, será a implantação de um Museu de Território com o objetivo de valorizar o território, a paisagem cultural e a memória do lugar, perspectiva que reúne a história social ancorada em seus referenciais arquitetônicos e paisagístico, uma importante contribuição para o desenvolvimento cultural do Estado.

O projeto conta com o patrocínio das empresas Rede Super, Plasbil, Podal Distribuidora, Unimed, Beltrame Materiais de Construção, DSL Postos Santa Lúcia e conta com o apoio institucional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Prefeitura de Pedras Altas e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).  O projeto conta também com o patrocínio direto da Fundação Toyota do Brasil que irá contemplar o Projeto de Intervenção estrutural do Terraço- 2ª etapa.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook