REGIÃO

Integrantes do Cideja e Fórum das Águas vão a Brasília em busca de recursos

Estradas do interior, água e usina de asfalto são pautas prioritárias

Assembleia mensal realizada em Aceguá esta semana, debateu ida à capital federal Foto: Divulgação TP

Os integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), estiveram reunidos na manhã da última terça-feira (5), em Aceguá, para a assembleia mensal da entidade. Participaram cinco dos sete municípios que fazer parte.

O encontro foi conduzido pelo prefeito de Pedras Altas e presidente do consórcio, Volnei Oliveira (PT) e teve a participação ainda do prefeito anfitrião, Marcus Vinicius Aguiar, o Peti (PSDB) e dos vices-prefeitos de Hulha Negra e Piratini, Igor Canto e Cláudio Dias. Também participaram o vereador de Hulha Negra, Getúlio Porto e a vereadora de Pinheiro Machado, Magda Afonso, que representaram o Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate às Estiagens (Fórum das Águas).

Na pauta, além dos assuntos internos da entidade, foi debatida a ida a Brasília na semana que vem, nos dias 12, 13 e 14. Também foram aprovadas por unanimidade as contas da gestão 2023 no Cideja, do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador.

 

AGENDAS NA CAPITAL

 

Segundo informado pela assessoria do Cideja, serão várias pautas na capital federal. Como prioridades, a gestão do prefeito Volnei elegeu a recuperação de estradas rurais, a aquisição de uma nova patrulha mecanizada (semelhante a conquistada em 2011), uma usina de asfalto e água. Todas essas pautas serão tratadas em Brasília. “Estamos com uma boa expectativa em relação as nossas pautas, pois essas são demandas que o governo federal, que é nosso aliado, sabe que elas são de extrema necessidade para os nossos municípios”, assinalou Volnei ao jornal.

Também, o grupo Cideja-Fórum terá agendas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para entregar um relatório sobre o desempenho da Equatorial Energia na prestação dos serviços na região; no Senado Federal, para tratar sobre Transição Energética Justa (TEJ) e no Ministério do Planejamento, sobre a rodovia Transcampesina, entre outras agendas de rotina e de acompanhamento de projetos já em tramitação.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook