CULTURA

Invernada do CTG Candeeiro do Pago faz apresentação de estreia em Candiota

Depois de um longo período sem atividades, o grupo voltou e o tema de 2023 é 'As benzedeiras'

Apresentação emocionou o público presente Foto: J. André TP

A madrugada de sábado para domingo último foi de emoções no CTG Candeeiro do Pago, na Vila Residencial, em Candiota.
O grupo formado por 16 adolescentes e que compõem a invernada artística juvenil da entidade, fez a sua estreia de pilchas e coreografia para a temporada 2023. O evento foi durante um baile promovido pela entidade.

Conforme assinalou a patroa e a diretora artística Valéria Munhoz, os meninos e meninas se superaram, realizando uma bela apresentação, apesar do pouco tempo de ensaios. “Estamos orgulhosos de vocês”, resumiu ela, emocionada.

Para o patrão Michel Feijó, que também é secretário de Educação de Candiota, a estreia foi uma espécie de superação, levando em conta a pandemia e as dificuldades. “Lançamos hoje essa linda invernada. Muito esforço e trabalho, a pandemia nos pegou a todos, mas conseguimos superar. E as novidades não vão parar por aí”, disse ele ao lado dos tradicionalistas e sócios já beneméritos da entidade, Toribio Castro, Sinei Cougo e Fábio Castêncio. “A história do Candeeiro passa por eles e tantos outros. Sem eles nós não estaríamos aqui”, assinalou.

O instrutor da invernada juvenil, Marcelo Lunes Trindade, agradeceu a oportunidade de poder estar a frente do projeto, lembrando que com trabalho e dedicação as coisas a acontecem. “Obrigado por embarcarem neste sonho e as coisas aconteceram”, disse.

Invernada juvenil junto ao instrutor e a patronagem do CTG Foto: J. André TP

AS BENZEDEIRAS – Com ‘As benzedeiras’ como temas de entrada e saída, a invernada emocionou o público presente, trazendo essa fé popular de cura de enfermidades e livramento de males, que tanto faz parte da cultura brasileira e especialmente a gaúcha. Com uso de alegorias relacionadas ao tema, como plantas medicinais, machado que corta os ventos e muita religiosidade, os componentes também ocuparam todos os espaços do tablado com uma dança que como já dito, tocou a todos.

Ainda, o grupo apresentou como danças tradicionais, o maçanico, pézinho e xote carreirinho.

A primeira apresentação externa do grupo será no Festival de Artes Gaúchas (FAG), no CTG Caiboaté, em São Gabriel, que será primeira etapa do Circuito da 18ª Região Tradicionalista (RT), no mês abril próximo.

Sócios Toribio Castro, Sinei Cougo e
Fábio Castêncio, com o patrão Michel Feijó Foto: J. André TP

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook