CULTURA

Jovem de Pinheiro Machado debate problemas sociais através da música

O rapper ficou conhecido no estado após ganhar a “Batalha do Conhecimento” no Jornal do Almoço (RBS TV)

O pinheirense Taik leva sua mensagem através do hip-hop

O pinheirense Taik leva sua mensagem através do hip-hop Foto: Divulgação TP

Em Pinheiro Machado, o jovem Taikiro Pereira da Cunha é conhecido como “Taik”. Com apenas 22 anos de idade, atualmente ele leva a vida tentando conscientizar outros jovens, através da música, sobre o uso das drogas, os problemas familiares e a desestrutura social. Com propriedade no que diz, há alguns anos o envolvimento com as drogas quase o levou para longe do meio artístico. Foi o apoio da família e a identificação com a igreja que transformou Taikiro no rapper Taik. O que antes era problema, hoje é esperança e fé. Desde 2011 em contato com a música, agora ele é conhecido na cidade e no estado como o rapper que se utiliza do hip-hop para passar mensagens de sonhos, esperança e superação. Em conversa com o TP, o jovem disse que a época difícil o transformou. “Hoje eu tenho mais sensibilidade pra enxergar o problema do próximo e pra tratar com os adolescentes que têm muitos problemas como eu – não só as drogas, mas depressão, baixa autoestima e complexo de inferioridade”.

Após gravar um álbum semiprofissional intitulado “Não desista de sonhar”, Taik prepara-se para produzir seu novo trabalho, o “Selva de pedra”. “Nesse próximo trabalho, as músicas falam sobre as drogas, o crime, os jovens que se perderam nesse caminho – alguns foram até assassinados aqui no nosso município – e no meio disso tudo falam que Jesus vem curar e resgatar”, explica.

No início do mês, parte desse novo projeto já foi lançado. Trata-se da música “Não desista de sonhar (parte 2)” – marcando o encerramento do primeiro ciclo da sua carreira e dando boas vindas ao segundo. Com imagens gravadas em Pinheiro Machado, o clipe já conta com quase mil visualizações no youtube. “Eu sou daqui, então eu quis ser original. Consegui aproveitar muitos cenários bonitos da nossa cidade e valorizar as coisas que ela tem de bom.”

Questionado sobre a utilização da mesma frase “não desista de sonhar”, Taik contou o quanto ela representa na sua vida e a relação com os obstáculos que conseguiu superar até aqui. “Essa frase representa muito do que eu sou: não importa a situação, volte a sonhar, não desista dos seus objetivos, corra atrás daquilo que você acredita. Mesmo que leve um bom tempo, mesmo que isso custe muito caro e mesmo que você sofra em prol de um sonho, jamais desista. Sempre pondo Deus em primeiro lugar”.

O novo clipe conta com a participação da avó e da mãe do jovem artista. “A cena com a minha avó é em forma de gratidão por ela nunca ter desistido de mim e o testemunho da minha mãe fala sobre a minha mudança de vida, que sirva de espelho pra que outros jovens não se envolvam com as drogas e também corram atrás dos seus objetivos,” concluiu.

Comentários do Facebook