EXÉRCITO

Jovens dispensados do serviço militar participam do juramento à bandeira em Pinheiro Machado e Hulha Negra

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Em Pinheiro Machado, a solenidade voltou a ser realizada Foto: Divulgação TP

A tarde desta terça-feira (7) foi marcada pela solenidade de juramento à bandeira e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) do Serviço Militar para os pinheirenses. O ato, organizado pela secretária da Junta de Serviço Militar (JSM) local, Adriana Fagundes, aconteceu na praça central Angelino Goulart e reuniu autoridades, familiares e público que passava pelo local.

Para o TP, Adriana contou que foi desafiada a retomar os atos solenes que há alguns anos haviam deixados de ser realizados no município. “Eu assumi o cargo em outubro e foi muito gratificante promover o evento. Escolhi a praça por ser um local aberto e que as pessoas que estavam passando também pudessem parar para olhar, um senhor até ficou emocionado com a cerimônia”, disse.

Além da entrega do certificado – documento que possibilita a emissão de documentos como passaporte, que são pedidos em ingresso em emprego público e ainda para a efetuação de matrículas em faculdades – os jovens dispensados do serviço fizeram o tradicional juramento à bandeira. Segundo Adriana, o momento marcante na vida desses rapazes merece a solenidade. Apesar de 43 dispensados, ainda foram poucos que compareceram no ato público. “Acredito ser também uma oportunidade gratificante para os jovens dispensados porque esse pode ser, provavelmente, o único contato deles com o Serviço Militar”, destacou.

Estiveram presentes, além do prefeito Zé Antônio e do vice-prefeito Jackson Cabral, o secretário de Saúde e Ação Social e tenente da Reserva do Exército, Éliton Rodrigues, o tenente Júlio César Marafiga e o Pelotão Mirim da Brigada Militar.

Na Hulha Negra, 16 jovens foram dispensados do Serviço Militar Foto: Divulgação TP

HULHA NEGRA – No município, o ato foi realizado na Câmara de Vereadores na última terça-feira (30) e reuniu 16 jovens para o juramento. Para abrilhantar o ato cívico estiveram presentes o 1º tenente Carlos Augusto Lopes Corrêa; o chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) de Bagé, subtenente Rosano Dalosto Bulsing; representando o prefeito de Hulha Negra, o secretário de Agropecuária, Luis Fernando Lima; o secretário da Junta de Serviço Militar, Volnei Manfron; e o soldado Getulio Garcia Silveira, auxiliar do PRM.

Na oportunidade, Luis Fernando agradeceu em nome do município a presença de todos, em especial aos jovens que estavam cumprindo o seu dever no ato. Além disso, enalteceu o importante papel do Exército Brasileiro na vida dos jovens, bem como, convidou a todos para participar de um café colonial com produtos das agroindústrias de Hulha Negra.

SAIBA MAIS – O alistamento militar é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino. A inscrição deve ser realizada no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) – órgão pertencente à estrutura administrativa da Prefeitura – ou pela internet.

O recrutamento militar compreende as seguintes fases: alistamento, seleção (aspectos físico, cultural, psicológico e moral), distribuição (encaminhado à Marinha, Exército ou Aeronáutica), e a incorporação (ingresso nas Forças Armadas).

Quem se interessa pela carreira militar e foi dispensado pode ainda participar dos concursos anuais da Escola Preparatória de Cadetes, Academia Militar das Agulhas Negras, Escola de Sargentos das Armas, Escola de Sargentos de Logística e outros.

Comentários do Facebook