INTERNET

Jovens pinheirenses inovam nas redes com o semanal ‘Nah Resenha sem cortes’

Ideia é suavizar a fama de que as redes sociais são algo como uma máquina que só serve para lavar roupas sujas

Rafa, Gezer e Hiago são os responsáveis pelo Nah Resenha sem cortes Foto: Divulgação TP

Fazer algo diferente na internet, que unisse informação, entretenimento, muito bom humor e que falasse da terrinha, no caso Pinheiro Machado. Essa foi a base de ideia que os amigos e músicos Hiago Souza, 28 anos, e Rafael Rodrigues, o Rafa, 35 anos, tiveram em meio a pandemia em 2020. Claro, que o projeto surgiu entre um gole e outro de cerveja. Como eles mesmos descrevem, a internet não pode ser usada apenas como uma grande máquina para lavar roupas sujas.

Como conta Hiago, que conversou com o TP esta semana, a ideia foi para o papel, inclusive com os custos, e se viabilizou tecnicamente quando o fotógrafo e operador de audiovisual, Gezer Tavares, 25 anos, da Moon Produções, a abraçou. Assim surgiu em outubro do ano passado, o bate-papo semanal ‘Nah Resenha sem cortes’, que mais ou menos todas as segundas-feiras, lápelas 19h, faz uma conversa descontraída com algum convidado escolhido a dedo por eles.

Representantes dos consulados do Grêmio e do Inter resenharam muito durante uma das 17 conversas que foram feitas em cerca de um ano da iniciativa Foto: Divulgação TP

A RESENHA – O termo resenha, de forma literal significa uma descrição feita com detalhes, com pormenores. Mas no caso, a resenha em questão é a gíria que indica aquele bate-papo de fim de festa, do pós-jogo, daquela conversa descontraída entre amigos e amigas. E como não poderia deixar de ser numa boa resenha, no cenário montado no estúdio da Moon, tem aquela cervejinha gelada (com moderação) e um petisquinho esperto.

Nos primeiros sete programas, era apenas Nah Resenha, o sem cortes veio depois, porque eles eram gravados e editados. Com o fato de Rafa ter ido morar em Piratini, eles inovaram e resolveram fazer ao vivo, uma live, com apresentação de Hiago no estúdio, Gezer ajudando nas perguntas, mas especialmente dando todo o suporte técnico para o bate-papo ir ao ar, e Rafa participando de sua casa. Daí, outras 10 pessoas já foram entrevistadas neste formato, sendo uma delas o diretor e editor do jornal, João André Lehr.

Bate-papo com a Maria de Fátima, a Nena da Reciclagem Foto: Divulgação TP

POVO E POVA – Com a já clássica abertura de ‘meu povo e minha pova, resenheiros e resenheiras, estamos aqui com o(a) inenarrável…’, Hiago, Rafa e Gezer vão conquistando um espaço importante, com linguagem jovem, leve e descontraída, mas que traz informações, histórias de vida, de lutas, como nas entrevistas com a Maria de Fátima, a Nena da Reciclagem, com representantes dos consulados do Inter e do Grêmio na cidade ou na mais recente com o tradicionalista Jerson Farias, que há 40 anos busca a chama crioula para Pinheiro Machado. “Os escolhidos são pessoas que no nosso entendimento precisam ser mostradas, valorizadas e que merecem reconhecimento e nosso respeito, por aquilo que fazem em prol da cidade e da região”, destaca Hiago.

Ele revela, que surpreendentemente, uma das maiores audiências do Na Resenha foi quando eles se auto-apresentaram. Além de resenheiros, Gezer vive da fotografia e do audiovisual como um todo; Rafa, além de músico e amante do ciclismo, é dono de um petshop em Piratini; e Hiago, também é músico, mas há 12 anos atende no balcão de uma agroveterinária com muito orgulho. “Graças a Deus vamos mantendo o propósito, semana após semana. Tudo é um desafio imenso, mas o que não nos falta é coragem e vontade. Somos muito gratos ao Gezer, que é quem nos ensina semanalmente, desde a postura, como olhar para a câmera, até o controle de voz”, destaca Hiago.

Seu Jerson Farias falou de sua trajetória de 40 anos em trazer a chama crioula para Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

CRESCIMENTO – Os primeiros Nah Resenha foram bancados do próprio bolso, hoje o programa já tem patrocinadores, como a médica Letícia Sphor, Apícola Jung & Moreira, Capital Pet e Bolicho.rs, estando aberto para mais comércios e serviços que queiram colaborar e também divulgar de sua marca.

Já são mais de 1,6 mil seguidores no Facebook – todos de forma orgânica, sem impulsionamento pago. Também é possível encontrar o Nah Resenha no Youtube e no Instagram. “Estamos ganhando o nosso espaço, de forma gradual. Enquanto tivermos o brilho nos olhos, vamos seguindo, semana a semana”, projeta Hiago.

Comentários do Facebook