TRANSPARÊNCIA

Legislativo de Pedras Altas comemora reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado

Pesquisa do TCE apontou página da internet da Câmara de Pedras Altas com 100% de transparência

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Site da Câmara de Pedras Altas é de fácil acesso Foto: Divulgação TP

O Relatório da Trans­parência disponibi­lizado recentemente pelo Tribunal de Constas do Estado (TCE) foi motivo de comemoração para a Câma­ra de Vereadores de Pedras Altas. O Poder Legislativo, em 14 itens avaliados do site relativos ao ano de 2018, atendeu 100% dos tópicos.

Na ocasião, o TCE utilizou como parâmetros, preceitos previstos em nor­mativas que regulamentam a obrigatoriedade da divul­gação de dados, como a Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei nº 12.527/2011. Ainda segundo o TCE, so­mente a transparência ativa foi objeto de análise, ou seja, as informações dispo­níveis sem que o cidadão precise solicitá-las. Os cri­térios analisados compõem um questionário padrão, com base em exigências legais para cada Poder. A avaliação do site ocorreu de 6 de agosto a 11 de outubro de 2018.

O resultado foi moti­vo de alegria para a Câmara de Vereadores de Pedras Altas, que possui no site, a ferramenta do sistema IGAm-TEC, do Instituto Gamma de Assessoria a Ór­gãos Públicos, da cidade de Porto Alegre, desde 2016.

Vereador Mário Teixeira de Mello buscou
aperfeiçoamento e adquiriu o sistema Foto: Arquivo TP

Em 2018, o site era coordenado pela diretora Rosiane Caetano e tinha a frente da Casa Legislativa o vereador Mário Teixeira de Mello. Ao TP, Rosiane disse ter sido um trabalho desafiador. “Pegamos uma página praticamente em branco e procurei, com a ajuda de todos, colocar o máximo de informações, incluindo parte da história do Poder Legislativo. Nos guiamos pela cartilha do TCE para que todos os requisitos fossem contem­plados. Colocamos todas as informações disponíveis desde 2001. Fiquei orgulho­sa com o reconhecimento, porque toda equipe ajudou de alguma forma e alcan­çamos bons resultados”, afirmou.

O presidente da épo­ca, Mário Teixeira de Mello, ressaltou e parabenizou o trabalho da equipe da Câmara para os bons re­sultados. “Conversei com o IGAM e aceitei utilizar o sistema que permite mais transparência e tranquili­dade. Alcançamos nosso objetivo de deixar o site com a transparência exigi­da. É um orgulho pra mim, como vereador há 20 anos, se contabilizado o período da cidade de Herval, chegar a esse resultado. Espero que os demais presidentes deem continuidade a esse proces­so, pois é a vida política da Câmara e do município disponível para o mundo”, manifestou Mello a reporta­gem do TP.

Atualmente a equi­pe responsável pelo site é coordenada pela diretora Alessandra Soares Lemos, que também é responsável pela revisão do conteúdo publicado. Com relação ao trabalho futuro, Alessandra disse que o objetivo é dar continuidade ao trabalho já realizado, mantendo o mesmo nível de qualidade na informação. “Queremos melhorar cada vez mais a comunicação do Poder Legislativo com a comuni­dade. Fico muito feliz pelo trabalho realizado por toda equipe. Posso afirmar que esse trabalho continuará, temos uma equipe de qua­lidade e preparada para dar andamento a esse exemplar de transparência”, se com­prometeu Alessandra.

O atual presidente da Câmara, José Volnei da Silva Oliveira destacou que o atendimento pleno dos requisitos de transparência do Tribunal de Contas do Estado é uma conquista não só da Câmara, mas da socie­dade Pedrasaltense. “É uma forma de ser demonstrado o comprometimento e a serie­dade no trato com o recurso público. Agora, o desafio é manter a qualidade alcan­çada e sempre que houver necessidade, fazer os ajus­tes e correções necessárias para manter este importante canal de divulgação e comu­nicação com a sociedade”, manifesta José Volnei.

Servidora Rosiane era a coordenadora da equipe Foto: Divulgação TP

SALTO DE QUALIDADE O site da Câmara era operado através de uma empresa terceirizada e com a disponibilidade de apenas informações básicas. De acordo com o servidor Alex Sandro Londero Friedri­ch, a mudança ocorreu em 2016 com a implantação do sistema IGAm-TEC, do Grupo IGAM. “Com a nova ferramenta e uma equipe comprometida, a diretora Rosiane iniciou um trabalho de digitalização de todas as leis e Projetos de Lei do mu­nicípio para disponibilizá­-lo à comunidade no site, revitalização da galeria e histórico de vereadores de legislaturas anteriores, bem como um trabalho para aten­der plenamente as exigências do Tribunal de Contas do Estado, objetivo este alcan­çado no ano de 2018”, afirma Friedrich.

O SISTEMA Em 2018, o TP conversou com a equipe para saber como funcionava o sistema. Relembre quais os procedimentos das publica­ções que ficam acessíveis em tempo real e proporciona­ram a eliminação de Livros de Protocolos e carimbos. Segundo explicou Rosiane, todo documento recebido no Setor de Protocolo é in­serido no sistema, gerando automaticamente um número de protocolo. O sistema gera uma etiqueta do protocolo que contém número, data e horário do mesmo; essa etiqueta pode ser impressa diretamente no documento ou em papel específico. Ao inserir o documento e in­formar o seu tipo: Matérias (Proposições, Legislação e Atos Administrativos) ou Correspondências (Ofícios, Memorando, Mensagens, etc.) o sistema, através de suas configurações, selecio­na o que deve ser publicado no site ou não. “Ao termi­narmos o protocolo de um Projeto de Lei, por exemplo, esse automaticamente estará publicado no site e a popula­ção tem acesso a toda sua tra­mitação. Através de uma par­ceria com o Poder Executivo Municipal, junto ao Gabinete do Prefeito, todas as matérias (Projetos de Lei, Leis e etc.) são encaminhadas em meio físico e eletrônico, logo as mesmas são disponibilizadas de duas formas distintas no Portal: formato de texto e PDF”, explica.

O servidor Alex complementa que com a publicação em tempo real da tramitação das maté­rias, a população passa a ter acesso a pareceres jurídicos e técnicos sobre o assunto, pareceres das Comissões, discussões e deliberações. “Após a aprovação de uma matéria, sua redação final é encaminhada ao Poder Exe­cutivo de forma eletrônica, reduzindo assim, o uso de papel. Antes da implantação do sistema toda a tramita­ção de matérias era feita de forma manual e cabia ao ser­vidor responsável controlar prazos, geralmente através de planilhas. O site também permite publicação de notí­cias através do sistema e a opção de link – que redire­ciona o usuário ao Portal da Transparência da Prefeitura Municipal. Selecionando a opção Unidade Gestora Câmara Municipal, poderá consultar todas as despesas do Poder Legislativo, tendo em vista que a contabilidade da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal são in­tegradas”, expõe Alex, lem­brando que o site também disponibiliza solicitação de pedidos de acesso à infor­mação e acompanhamentos. Ainda possibilita cadastro para acompanhamento da tramitação de matérias – sempre que houver alguma movimentação em qualquer dos serviços o cidadão rece­berá no e-mail cadastrado com aviso”, conclui.

INFORMAÇÕES No site, através do endereço www.camarapedrasaltas.rs.gov.br, é possível ter acesso aos Áudios das Sessões; Atas das sessões e reuniões de comissões; Pautas das Ses­sões; Legislação; Decretos; Portarias; Projetos; Pedidos de Informações, Pedidos de Providências e Indicações, bem como a resposta envia­da pelo Executivo; Ordens de Serviços; Contratos e Licitações; Informações de Pessoal: Tabela de Cargos e Vencimentos, valores re­cebidos em folha de paga­mento; Diárias; Galeria de Vereadores; Galeria de Pre­sidentes; Notícias; Portal da Transparência, com acesso a todas as despesas do Poder Legislativo; Informações so­bre Patrimônio; Informações de horário de atendimento; Calendário contendo datas das sessões e reuniões das comissões.

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