EMPODERAMENTO

Legislativo pinheirense realiza primeira edição do evento “Mulheres que Inspiram”

As vereadoras da casa legislativa que indicaram as mulheres

Homenageadas junto aos vereadores de Pinheiro Machado e autoridades Foto: Alline Martins/Especial TP

A Câmara de Vereadores e Vereadoras de Pinheiro Machado realizou na última semana, a primeira edição do evento “Mulheres que Inspiram”, que visa abordar lições, troca de experiência, encorajamento e inspiração entre mulheres através de suas histórias de vida. As representantes foram indicadas pelas vereadoras.

A presidente da Câmara, Laura Ratto, contou que foi incentivada a fazer o evento pela amiga Tanira Ramos, que também preside o Legislativo de Hulha Negra. “Tanira foi uma amiga que a política me deu e que nos incentivou a fazer esse evento que ela já fez na Hulha e foi um sucesso.Isso reforça a importância de valorizar nossas mulheres”, falou.

LARA LEÃO – As homenagens começaram pela pinheirense Lara Leão, dona de loja de moda que recebe o seu nome. Lara contou como tudo começou há 22 anos, iniciando com vendas ambulantes e se tornando uma das maiores empresárias de Pinheiro Machado. Ela destacou que o segredo é trabalhar, se dedicar e persistir. “Foi o que eu fiz com o apoio de minha família, meus amigos, meu marido e minhas colaboradoras que foram sempre mulheres que me fortaleceram pra chegar onde estou”, relatou.

ANA GORETE TEIXEIRA – Posteriormente foi homenageada outra empresária da cidade, dessa vez do ramo alimentício. Ana Gorete Teixeira contou sua história falando que aos 14 anos veio morar em Pinheiro Machado com a sua tia e posteriormente com seu tio. Trabalhou em lojas onde foi muito ajudada pela sua primeira patroa mesmo estudando em Piratini. Com o trabalho, Aninha como é conhecida, contou que foi adquirindo seu sustento, pois vinha de família pobre.
Fez faculdade de Pedagogia, trabalhou na área da saúde, depois abriu uma padaria e contou que enfrentou muitas dificuldades quando nasceu sua filha. “Levava ela pro trabalho desde que ela tinha 10 dias de vida, depois abri o restaurante e deu certo, a população de Pinheiro Machado aceitou muito bem, o dia a dia é muito difícil, mas graças a deus consegui e estou aqui, com saúde através de muito trabalho e muito esforço”, falou.

VALÉRIA LOPES – Seguindo as homenagens, Valéria Lopes recebeu mais uma vez destaque pela Câmara de Vereadores. Ela é proprietária do Cantinho Colonial há três anos. Valéria contou que trabalhou por seis anos em uma farmácia, mas que não estava feliz em seu trabalho. “Quando não se trabalha com amor é melhor mudar, falei com o meu marido sobre sair do trabalho e investir num sonho muito antigo que era ser empreendedora, mesmo com medo de largar o certo pelo duvidoso, fui corajosa e investi o pouco que tinha em algo próprio”, contou.
Valéria relatou que no começo foi bem difícil, que teve dias que teve vontade de desistir, mas que sempre persistiu no sonho mesmo com todas as dificuldades. “Esse ano fui a mais votada para os Melhores do Ano do jornal Tribuna do Pampa, então acredito que estou no caminho certo”, falou.

TANIRA RAMOS – Vereadora e presidente da Câmara de Hulha Negra, Tanira Ramos é natural de Alegrete e já residiu em Pinheiro Machado com seu pai que trabalhou em estradas de rodagem na região. Segunda ela, teve uma vida humilde, porém uma vida digna.
“Eu e meus três irmãos fomos criados pela nossa mãe, enquanto meu pai trabalhava, eu tive uma criação mais severa, porém isso se refletiu positivamente na minha vida. Tive meu primeiro emprego no Frigorífico Pampeano onde já trabalho há 32 anos, acabei criando um círculo de amizades muito grande em Hulha Negra, pois trabalhava na semana e passava os finais de semana na pequena cidade, fato esse que me colocou na política”, contou.

Ela também contou que iniciou fazendo campanha para um candidato na cidade por três anos, quando a comunidade começou a lhe questionar o motivo de não colocar seu nome à disposição. “Quando o desejo para entrar na política local foi despertado sofri muito preconceito por chefes maiores com perseguições, mas nunca desisti de meus propósitos”, falou.
Na sua primeira campanha eleitoral não se elegeu por seis votos. Não se elegendo em 2016, ela voltou a batalhar para representar a comunidade e nas últimas eleições se elegeu como a vereadora mais votada de Hulha Negra. “Uma mulher, negra, de fora da cidade, sem família no município, única mulher eleita, na política, um terreno hostil, perigoso, é importante que tenhamos a consciência de que nós mulheres podemos, e podemos tudo”, destacou.

Além da política, Tanira é técnica em Segurança do Trabalho, técnica em Enfermagem e condutora de Veículos de Emergência, sempre se mantendo em atividade conforme seu relato. “Eu me alimento muito do trabalho, não sei se isso é doença, mas se for que continue comigo. Eu preciso muito trabalhar, eu sou um ser em atividade”, enalteceu.

MARINA TEIXEIRA – Uma jovem que se destacou como capataz de uma fazenda em Pedras Altas, com apenas 18 anos de idade, deixando claro que lugar de mulher é onde e quando ela quiser. Aos 15 anos iniciou os estudos em Técnico Agrícola na cidade de Canguçu e após a formação retornou para Pinheiro Machado onde surgiu a oportunidade de assumir a capatazia no município de Pedras Altas, na Morada Flor de Liz.
Relatou que sempre recebeu incentivo e ensino do seu pai e tudo que sabe é graças a ele. Disse que tem muita vontade de incentivar outros jovens a ter gosto pelas tradições do campo. “Hoje em dia são raros os jovens que tem interesse nessa área, precisamos manter as tradições”, falou.
Ela destacou que sempre foi apaixonada pela lida do campo. “Desde os dois anos de idade acompanho o meu pai, assim fui ganhando conhecimento. Quero me qualificar mais na área cursando Medicina Veterinária”, finalizou.

ÉDIA SOARES – Há muitos anos, Édia presta serviço à comunidade, com palavras e esclarecimentos, no Centro Espírita Amigos da Paz. Disse que ficou surpreendida ao ser chamada para a homenagem e agradeceu pela indicação.
Agradeceu a Maria Inez pela força dada para poder vencer o desafio de falar em público, no Centro Espírita.
Édia falou sobre a importância do amor próprio, sobre o ser humano amar a sua presença. Édia deixou o incentivo para que as pessoas não desistam das suas batalhas sempre acreditando na vida e em dias melhores.

Mulheres inspiradoras relataram suas trajetórias na vida pessoal e profissional Foto: Alline Martins/Especial TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook