No fim da tarde desta terça-feira (10), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Canto, juntamente com vereadores dos dois municípios, participaram de uma audiência na Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Porto Alegre, para tratar sobre a obra do desvio na BR-293. O encontro foi viabilizado pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT). A comitiva foi recebida pelo superintendente do DNIT-RS, Hiratan Pinheiro da Silva.
Em conversa com o Tribuna do Pampa na manhã desta quarta-feira (11), o prefeito Folador comunicou que a reunião foi muito produtiva, afirmando que pediram a celeridade na execução da obra do desvio na BR. “Nós sugerimos que eles utilizem pedra-brita de Candiota que é o local mais próximo, e também pedimos para aumentar o turno de trabalho para a obra terminar mais rápido. Inclusive, trabalhando aos finais de semana e feriados. O superintendente Hiratan nos disse que hoje, o principal gargalo do Estado é a BR-293”, disse Folador.
Em nota enviada pela assessoria a pedido do jornal, o deputado Mainardi salientou que todos estão muito preocupados, ressaltando que foi um problema em decorrência do excesso de chuvas e que ninguém esperava. “Estamos fazendo vários movimentos em busca da melhor solução”, disse.
O TP entrou em contato com a assessoria de Comunicação do DNIT e aguarda um retorno sobre os pedidos feitos pelas lideranças.
EXÉRCITO
Além disso, uma reunião das autoridades com o comandante do 4° Grupamento de Engenharia do Exército (GptE), general José Luis Araújo dos Santos, está prevista para acontecer ainda na manhã desta quarta-feira.
Na oportunidade, o prefeito de Candiota informou que irá pedir apoio de equipamentos para a recuperação das estradas que estão sendo utilizadas como alternativas nos dois municípios, enquanto o desvio na BR não é finalizado. “Também vamos pedir manutenção na ponte do Seival. O deputado Mainardi vai para Brasília na semana que vem, e irá tentar conseguir algum recurso da Defesa Civil para as duas prefeituras”, informou Folador.
Sobre esse encontro com o Exército, Mainardi disse que a expectativa é de que a instituição some esforços para as estradas rurais alternativas, especialmente na recuperação de pontes.
* Correção de informações às 11h43