CULTURA E EDUCAÇÃO

Livro infantil “Meu amigo castelo, um conto de Pedras Altas” é lançado à comunidade escolar

Livro foi contado através de um teatro às crianças Foto: Divulgação TP

Alunos pedrasaltenses da rede pública municipal de ensino vivenciaram momentos mágicos no entorno do Castelo de Pedras Altas. Eles participaram do lançamento do livro infantil “Meu amigo castelo, um conto de Pedras Altas”, um evento realizado em parceria com a Toyota do Brasil, sendo o livro criado com o objetivo de encantar e educar as crianças sobre a importância do patrimônio cultural e histórico do Castelo que pertenceu a Joaquim Francisco de Assis Brasil.

Além da família Segat, proprietária do patrimônio, participaram a escritora do livro Vanessa Ribeiro, a ilustradora Fernanda Moreira, o prefeito Volnei Oliveira, a secretária de Educação, Cultura e Desporto Caroline Marques, a coordenadora Karlla Mendes e a diretora da Escola Municipal Assis Brasil, Kellen Ribeiro.

O evento marcou mais um passo da obra de restauro do castelo, que teve a primeira e segunda etapas de intervenção estrutural do terraço realizadas. O destaque do encontro foi para o lançamento e entrega gratuita para os presentes do livro, que de forma lúdica retrata a história do local. Ao TP, a gestora cultural que acompanha a obra de restauro do Castelo, Cristina Schneider, falou da experiência. “A contação da história do livro foi muito linda, todos ficara encantados”.

O prefeito de Pedras altas, Volnei Oliveira, disse que foi uma alegria participar do evento. “Foi realizada uma peça teatral muito divertida e mágica que encantou nossos pequenos da rede municipal de ensino, contando um pouco da história do Castelo. Ficamos muito entusiasmados com este evento que vai ressaltar nosso patrimônio histórico, trazendo assim melhor visibilidade para nosso município”.

Autoridades municipais estiveram presentes Foto: Divulgação TP

SOBRE O LIVRO

 

Como já mencionado, o livro conta fatos importantes do Castelo de Pedras Altas de forma lúdica e divertida. O jornal conversou com a ilustradora do livro, Fernanda Moreira, que em nome também da autora Vanessa Ribeiro, contou de forma resumida a história do “Meu amigo castelo, um conto de Pedras Altas”.

Confira o que diz o livro:

“Uma menina está viajando com a mãe dela de carro e a mãe conta histórias para ela de fantasia, aventura e magia. No meio dessa viagem, o pneu do carro acaba furando. As duas saem do carro para ver o que aconteceu e resolver. Então, enquanto a mãe liga para a emergência, a menina acaba se distraindo com uma luz e ela acaba vendo que é uma fada. Ela começa a correr atrás da fada desesperadamente e acaba se perdendo da mãe no meio da floresta escura e é guiada pela fada até o Castelo de Pedras altas. A menina é levada até o portão, ela lê os dizeres da entrada que diz: ‘Bem-vindo à mansão que encerra / a dura lida e doce calma / o arado que educa a terra/ o livro que amanha a alma’. Com isso, a alma acaba invocando a alma do castelo e o castelo acaba acordando e convida a menina a conhecer algumas das principais histórias que acontecem dentro dele”.

Fernanda destaca um ponto principal do livro. “Eu gosto de dizer que eu e a Vanessa tivemos ideias que se encaixaram. Uma inicial que foi inclusive aprovada pelo pessoal do castelo, era de apresentar os contos, as partes do castelo de acordo com as cores dos trevos que tem brilhando ali em uma das páginas do livro – os sete trevos que estão na calçada esculpida em pedras ali na frente do castelo. Há um maior, que é de quatro folhas, que é o da Boa Sorte, para que a pessoa que entra e sai, leve a Boa Sorte consigo. Então a gente decidiu dividir as histórias em cores conforme os trevos. O central, o amarelo, é o de inauguração, o verde é de fundação do castelo, o vermelho é o da revolução, o azul é sobre o conhecimento, o roxo é sobre o caminho da boa viagem, é despedida, a passagem, e o branco é o de encerramento que faz o adormecer do castelo novamente, que é quando o sol nasce e a menina acaba aparecendo ali na frente do castelo, como se tudo tivesse sido um sonho, a mãe a encontra e desta vez a menina conta as histórias pra mãe”.

“Utilizamos algo legal do castelo, os trevos, para vincular as histórias e criar um ciclo interessante. Fomos pessoalmente ao castelo e podemos ter um envolvimento inicial com a história e colocar os detalhes. É um livro que, por conta de ter esse aprofundamento, essa estrutura, ele visita vários pontos do castelo diferentes e de forma de uma forma sutil, onde quem é adulto ainda consome o livro, ainda consegue absorver dele, ele consegue entender as nuances do que a gente quer dizer e quem é criança absorve do jeito criança”, finalizou a ilustradora.

 

SOBRE AS AUTORAS

Ilustradora Fernanda e autora Vanessa com o livro na histórica biblioteca do Castelo de Pedras Altas Foto: Divulgação TP

Vanessa Ribeiro nasceu e cresceu no interior do Maranhão e desde a infância sonhava em trabalhar com arte. É estudante de Cinema de Animação da UFPel e é encantada por escrever contos e histórias que soam como melodia.

Fernanda Moreira é uma artista que passeia pelos diversos campos, desde as artes plásticas até o cinema. Formada em Comunicação Visual pelo IFSul e estudante de Cinema de Animação da UFPel. É autora da série Pelotas Fantástica. Sua principal característica como ilustradora são os cenários vastos, coloridos e lúdicos.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook