A pré-lista dos jovens classificados para a 25ª edição do Canto Moleque – onde começa o artista, já foi divulgada no Instagram do festival. Mais de 60 artistas de diversas cidades devem confirmar a participação no evento, que neste ano acontece nos dias 5, 6, 7 e 8 de setembro no ginásio Lucas Porciúncula, na sede do município de Candiota.
O secretário de Cultura do município, Juliano Corrêa, disse que o evento já é aguardado há vários meses com muito carinho. Neste ano, o festival contará com quatro noites de apresentações, sendo a primeira dedicada aos artistas candiotenses, o que dá um diferencial para o evento. “Nós vamos ter 32 intérpretes concorrentes, sendo masculino ou feminino, na edição local. Vamos reunir escolas que estão envolvidas com o projeto Canto Moleque nas Escolas, intérpretes e seus familiares”, informou. Ainda, Juliano ressaltou que desta forma, o festival irá resgatar a sua identidade, pois novamente o palco receberá um número expressivo de artistas da cidade. “O importante é que todas as categorias irão contar com finalistas de Candiota e isso para nós é um grande orgulho”, pontuou, relembrando que o evento já estava sendo organizado pelo ex-secretário Diego Lima.
Ainda, segundo ele, devido à legislação eleitoral, esta edição será transmitida por meio da página do Facebook do próprio festival, e também pelo You Tube.
A lista oficial dos artistas confirmados deve sair na próxima semana. Já a lista com os intérpretes do município está programada para ser divulgada no próximo dia 25, lembrando que eles irão fazer sua apresentação no primeiro dia do evento, onde três em cada categoria serão classificados para a final, no domingo, com os demais finalistas da fase regional que acontece na sexta e no sábado.
ACESSIBILIDADE
O projeto do Canto Moleque foi aprovado na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e contará com acessibilidade ao público que irá prestigiar pessoalmente ou apenas de sua casa. Como exemplo, o produtor cultural do evento, Fabrício Harden, explicou que todos os projetos realizados pela lei precisam ter acessibilidade.
Haverá lugares reservados para cadeirantes, interprete de libras para deficientes auditivos, áudio descrição para deficientes visuais, óculos especiais e fones, abafadores de ouvido e criptogramas para deficientes intelectuais. “Então se tem algum deficiente auditivo na platéia e nas transmissões, vai conseguir saber o assunto que estão falando. Se tem deficiente visual pela autodescrição, ele vai saber o que está acontecendo no palco, e nesse caso quando a transmissão é ao vivo, vamos ter os abafadores e óculos para caso tenha uma pessoa autista com problema com cores e som muito alto”, mencionou, explicando que haverá os abafadores e criptogramas, que são desenhos relacionados ao que está acontecendo no palco, e fica na mão do autista para se sentir mais seguro.
RELEMBRE OS SHOWS DA 25ª EDIÇÃO
Na primeira noite haverá show com Luiza Barbosa, e encerramento com César Oliveira e Rogério Melo. Na sexta-feira, o público presente poderá prestigiar o Guri de Uruguaiana, seguido pelo grupo candiotense De Pouca Prosa. No sábado, o palco irá receber Léo Paim e show com o grupo Orgulho Gaúcho. No domingo, o encerramento terá como atração o cantor Mano Lima e a apresentação da Aventuras da Terra, que é uma peça teatral.