Na sessão legislativa da última segunda-feira (16), entre as indicações feitas pelos vereadores e vereadoras, uma pauta foi destaque, a situação das estradas do interior do município. Os edis argumentaram saber que muitos problemas surgiram após as intensas chuvas ocorridas no mês de setembro e que demandou muito trabalho, porém, havia a necessidade de solicitações de patrolamento e colocação de cascalho nas estradas para melhorar a trafegabilidade.
O vereador Mario Teixeira de Mello (PT) solicitou a manutenção da estrada que vai da sede de Pedras Altas até a escola Eunil Elias dos Santos, passando pelo Banhado dos Ferreiras e Várzea do Candiota, bem como e limpeza e colocação de bueiros e manutenção de pontes e pontilhões onde se fizer necessário.
A vereadora Nadia Padilha Venancio (PT), solicitou que seja providenciada a manutenção da estrada que dá acesso ao Assentamento Regina, e também as estradas internas do assentamento, com colocação de cascalho, patrolamento, e demais meios necessários, dando ênfase também à manutenção dos acessos às propriedades dos produtores rurais da localidade. “São pedidos da população, pois devido as fortes chuvas do mês passado, tudo que foi feito nas estradas foi por água a baixo. Trouxemos o pedido da comunidade”, justificou a presidente da Casa.
A vereadora solicitou também a manutenção da estrada que dá acesso ao Assentamento Glória e as internas, além de enfatizar a necessidade de manutenção dos acessos às propriedades dos produtores rurais da localidade. “Já vinham pedindo antes das chuvas e a estrada está precária, não tem como andar”, disse Nádia, que pediu ainda a manutenção da estrada do São José. “Esse é um pedido da população que passa diariamente nesta estrada. O secretário informou que iria entrar na São José nesta semana”, frisou.
Maria Eliana Azevedo (PT) solicitou trabalhos na estrada que compreende o Túnel Verde e Passo da Cruz, no trecho que vai de Pedras Altas até o limite da ERS-608, no município de Herval. “A população cobra esse trabalho e precisamos que ao menos os buracos, trechos mais críticos passem por reparos, até por ser o principal acesso de quem trabalha em Pedras Altas e percorre o trecho diariamente. Quanto aos acessos das propriedades, já falei com o secretário e me foi repassado que assim que as principais estradas forem consertadas, ele irá fazer o reparo nas entradas das propriedades”, afirmou.
PODAS
Outra indicação feita nesta semana fez referência a poda e roçada da vegetação da ERS-608, do pórtico da cidade até proximidades da Estância Vista Alegre. De autoria da vereadora Viviane Albuquerque, a Veca, do Progressistas, ela justificou dizendo que a rodovia é entrada da cidade e que atrapalha a visibilidade dos motoristas. “Tem um pessoal que faz caminhada no local. Ao invés de algo de lazer acaba se tornando preocupante. Peço pois o município possui roçadeira”.
ERS-608
Um pedido de providência também referente às estradas, desta vez com relação a estadual ERS-608 foi feito pela vereadora Maria Eliana Azevedo. Ela solicitou que seja firmada uma parceria entre a Prefeitura de Pedras Altas e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), para que seja realizada uma manutenção emergencial com patrolamento e encascalhamento na ERS-608, no trecho que vai de Pedras Altas até o limite com o município de Herval. “Há uma grande necessidade de reparos nesta importante ERS. O secretário de Obras tem feito o máximo para atender as necessidades de reparos, mas como a população nos cobra, viemos aqui pedir um esforço para que seja feita a recuperação de trechos mais críticos o mais rápido possível. Sabemos da responsabilidade do Estado e que uma verba foi destinada, é necessário um retorno quanto a isso”.
SECRETARIA DE OBRAS
O TP fez contato com o secretário de Obras de Pedras Altas, Vagner Castro, o Vaguinho, para verificar o trabalho que está sendo realizado pela pasta no município. Ele informou que cerca de 80% das estradas estão em boas condições. “Após parar a chuva fizemos muitos trabalhos. Já foi feita a estrada que liga a sede ao Bom Viver e Várzea com mais de 100 cargas de cascalho. Agora fizemos outra que liga o interior e estamos fazendo a do São Diogo e Passo da Areia. As estradas estavam ruins, foram quase 600 milímetros de chuvas, mas agora quase 80% das estradas estão boas. Algumas que ainda não chegamos estão transitáveis, ainda em condições”, afirmou Vagner.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*