
A Fase C tem capacidade instalada de 350 megawatts Foto: Arquivo TP
A Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras CGTEE) encerrou mais um processo de manutenção preventiva da Unidade 5 – Fase C do Complexo Termelétrico de Candiota – a única em operação, já que as Fases A e B foram fechadas por questões ambientais. A revisão, que acontece anualmente, teve início na segunda quinzena de dezembro e se estendeu por 90 dias.
Em nota enviada ao TP, a assessoria da CGTEE detalhou o procedimento realizado. “Foram realizados serviços de manutenção preventiva completa, com a primeira abertura do conjunto turbina/gerador e seus auxiliares. Além disso, foram executadas algumas otimizações de projeto, bem como manutenções corretivas dos diversos sistemas que compõem a usina”.
Ainda segundo o informativo, o beneficio principal da ação é o aumento de confiabilidade da unidade geradora. “Neste momento, a usina encontra-se em fase de comissionamento e pretende-se gerar energia elétrica no menor prazo possível”, divulgaram.
EMPREGOS – Diante de mais uma manutenção da Fase C, o que mais chamou atenção foi a utilização de mão de obra para realização do trabalho. Apesar de habitualmente levar a própria equipe para realizar este tipo de serviço pelo país afora, a empresa responsável – Manserv Manutenções Industriais -, acatou um pedido da municipalidade, o que acabou movimentando a população local em busca de algumas vagas temporárias.
Na época, o Executivo, em parceria com o do Sistema Nacional de Empregos e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social de Candiota (Sine/FGTAS), viabilizou cerca de 200 empregos na área da metal-mecânica. O fato se deu diante de um acordo com a própria Manserv – sendo que ela já realiza a manutenção diária do Complexo Termelétrico.
De acordo com a assessoria, no total, o procedimento contou com mais de mil trabalhadores. “Todo esse trabalho de reforma total da usina, chamado Overhaul, contou com uma força de trabalho de cerca de 1,8 mil pessoas – considerando mão de obra própria e contratada”, repassaram.
Após o encerramento dos trabalhos de prevenção, a usina voltou ao seu efetivo de rotina.
FUSÃO – Recentemente a Eletrobras determinou a criação de uma nova empresa resultante da fusão entre a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), que possui sede administrativa e operacional em Candiota e a Eletrosul, que possui sede em Florianópolis, em Santa Catarina.
Segundo a assessoria de imprensa da Eletrobras, esse processo iniciou em 2017 e encontra-se em curso, com atuação de diversas frentes de trabalho compostas por equipes multidisciplinares da holding Eletrobras, da CGTEE e da Eletrosul, envolvendo os segmentos de governança, recursos humanos, tecnologia da informação (TI) e societária.
“A conclusão do processo, com definição de nome e de estrutura da empresa resultante da incorporação somente se dará após a aprovação, em Assembleia Geral, das empresas envolvidas – momento em que a Eletrobras comunicará oficialmente seus públicos de relacionamento”, diz um dos trechos da nota enviada ao TP.