NOVA PONTE DO COSTA EM PIRATINI

Pedido de alteração no projeto deve atrasar ainda mais início das obras

No último dia 11 de setembro, o governador Sartori autorizou o início da obra em  cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença de lideranças locais

No último dia 11 de setembro, o governador Sartori autorizou o início da obra em
cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença de lideranças locais Foto: Luiz Chaves/Especial TP

Embora autorizado pelo Governo do Estado a dar início à obra da nova Ponte do Costa, localizada na ERS-702, em Piratini, o processo, já atrasado, sofreu mais um entrave.

Desta vez, a empresa Traçado Construções e Serviços – vencedora da licitação -, sugeriu alteração no projeto e por isso, a modificação está sendo avaliada pelos técnicos do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer).

Conforme apurado pela reportagem do Tribuna do Pampa, a empresa sugeriu construir a nova ponte em concreto, algo que, segundo ela, daria mais agilidade no processo de construção, além de deixar a ponte mais bonita. Como já havia sido anunciado também, a empresa salientou que já está trabalhando dentro da própria sede nos pilares que darão sustentação a futura ponte, que terá trafego em duas vias.

No entanto, a alteração no projeto está sendo avaliada pelo Daer, que adiantou que não há previsão para início a tão aguardada obra. Já a engenheirada Traçado Construções e Serviços, garantiu que a empresa irá se instalar no local nos próximos 15 dias e que todas as pendencias burocráticas e problemas técnicos foram superados e resolvidos.

A PONTE – Avaliada em R$ 6,3 milhões, de recursos provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), a nova Ponte do Costa terá trafego em duas vias e uma estrutura de 159 metros e 1,34 quilômetro de acesso. O prazo para construção da obra é de 540 dias.
Construída em 1935, a atual ponte de ferro sofre constantemente em sua estrutura e já foi palco de manifestos. O tráfego intenso de caminhões e veículos pesados contribui ainda mais para o desgaste, que há um bom tempo preocupa os motoristas que precisam passar pelo local, que apresenta constantemente buracos na via.

O Daer já realizou manutenção na ponte diversas vezes, no entanto, a velha estrutura já não está suportando apenas com reparos.

SONHO – A obra da tão esperada nova Ponte do Costa é um sonho antigo da comunidade piratiniense e municípios vizinhos. A 1ª Capital Farroupilha sofre constantes problemas quando a precária estrutura apresenta problemas e precisa ser interditada para manutenção. Em diversas vezes motoristas e empresas que precisam escoar sua produção, precisam utilizar de outras rotas como alternativas, no entanto, muitas vezes este tipo de deslocamento acarreta na utilização de estradas que também se encontram em difíceis condições, como é o caso da ERS-265, que liga Piratini até o município de Canguçu. Outro trajeto bastante utilizado pelos motoristas é pela localidade do Passo do Alfaiate, mas que também carece de melhorias.

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