RELIGIÃO

Missas marcarão atividades alusivas ao Dia de Finados em Candiota e Hulha Negra

A quinta-feira (2), é Dia de Finados, uma data onde há uma lembrança maior quanto as pessoas já falecidas. Na ocasião, comunidades costumam ir até os cemitérios e levar flores aos entes queridos que já partiram, acender velas e rezar. Em Candiota e Hulha Negra, missas marcarão a data que é considerada feriado nacional.

Em Candiota, uma missa ocorre às 9h, na comunidade Imaculada Conceição. Já em Hulha Negra, está prevista uma missa no cemitério municipal de Hulha Negra, localizado no acesso ao bairro Floresta (se não chover) e às 10h30, na Comunidade Cristo Rei, na Trigolândia. “No cemitério temos de forma mais visível a presença dos entes queridos. Aonde ali se encontra o local onde nos despedimos daqueles que fizeram parte do nosso viver”, manifestou frei Tiago Frey acerca da missa prevista no cemitério de Hulha Negra.

 

Finados

 

Todo ano no dia dois de novembro recordamos o dia de Finados. Neste dia lembramos de todas as pessoas queridas que passaram em nossa vida, especialmente nossos familiares falecidos.

A experiência do luto nos faz questionar, perguntar e interrogar sobre a existência do ser humano aqui na face da terra. Uma vivência que nos abre um caminho de muitas perguntas. Dessa maneira, sentimos algo, às vezes não confortável, de alguém que deu seu adeus, partiu e saiu do nosso convívio familiar e cotidiano da nossa vida.

Neste dia de Finados, a primeira palavra que deve fazer parte da nossa consciência é palavra gratidão. A gratidão a Deus por nos ter concedido a oportunidade de podermos conviver com essa pessoa especial que esteve aqui na terra, na nossa vida e/ou em nossa família. E que através dessa convivência fraterna, nos ensinou a amar, a respeitar, a se alegrar, a ter misericórdia, a rezar, a termos espiritualidade e a sermos solidários, etc. Ou seja, temos a oportunidade de agradecer a Deus, os momentos bons que convivemos com este familiar que hoje não está mais conosco.

Ao mesmo tempo descobrirmos nesta data, que não somos seres humanos isolados. Pois, para chegar aonde chegamos na idade adulta, passamos por inúmeros cuidados e muitos conselhos para a vida. E algumas destas pessoas que nos cuidaram, deram conselhos e nos amaram, partiram para a vida eterna. Dessa maneira, é importante a nossa oração e a nossa prece por aqueles que marcaram nossas vidas e partiram para junto de Deus.

Diante do dia de Finados, percebemos que diante da morte, nossa vida somente tem sentido com a resposta de algo maior, que é a nossa vida junto de Deus. Pois Jesus Cristo, que passou entre nós fazendo o bem, cumprindo a sua missão, morreu na cruz e ressuscitou. E este crer na ressurreição é afirmar que Jesus Cristo venceu a morte e é também para nós cristãos o caminho de acreditar na vida eterna, pois “existem muitas moradas na casa de meu Pai” (Jo 14, 2). E isso é um dom que o ser humano adquire através da espiritualidade.

Portanto que este dia de Finados faça com que possamos rezar por aqueles entes queridos que partiram a vida eterna, pois “Santo e piedoso pensamento, este de orar pelos mortos” (2 Mc 12, 45). Da mesma maneira, que pela vitória de Jesus Cristo sobre a morte, possa ser nossa esperança, harmonia e paz, para continuarmos vivendo uma feliz vida aqui na terra.

Frei Tiago Frey.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook