PAISAGISMO

Morador planta girassóis para embelezar Candiota

De quebra, à sombra das flores enormes, nascem abóboras cabotiás

Nilton Reis é um estudioso da cultura orgânica Foto: J. André TP

Nilton Santos Reis tem nome do famoso lateral-esquerdo campeão mundial pela seleção brasileira de futebol em 1958 e 1962, porém seu nome não teve inspiração no craque Nilton Santos.
Morador da Vila Residencial, em Candiota desde 1999, Nilton, que tem 58 anos, é pai de quatro filhos – três mulheres e um homem, além de avô de três casais de netos. Já aposentado, porém ativo na ajuda da filha e do genro no ramo de alimentação e hotelaria, ele ainda encontra tempo para cultivar a terra.
Nilton conta que foi criado no campo, na roça como se diz, e sempre teve afinidade com o cultivar. No ano passado, resolveu plantar algumas sementes de girassol em sua horta no fundo de casa – próximo ao campo de futebol do Grêmio Candiota. “As pessoas se encantaram com a beleza da flor, muitos nem conheciam. Faziam fotos”, relembra.
Este ano, ele idealizou não só o embelezamento do seu quintal com os girassóis, mais uma faixa de terra de cerca de 500m², localizada junto ao caminhódromo da localidade. “É uma área bem na entrada e a ideia é deixar nossa Vila mais bonita e sem aquele aspecto de abandono e sujeira”, relatou.
O colorido das flores enormes dos girassóis chamam a atenção de quem entra na comunidade, que fica distante cerca de 5km do centro de Candiota e onde está a Usina pertencente a CGT Eletrosul. “É lindo de ver a quantidade de pássaros e abelhas que passeiam pela plantação”, destaca o morador.
Além disso, na sombra da plantação, Nilton plantou uma quantidade enorme de abóboras cabotiás, que segundo ele, adoram esse tipo de situação para crescerem e darem frutos. Ele acredita que irá colher cerca de mil quilos do produto.

 

ORGÂNICO – Nilton se diz um estudioso da cultura de alimentos orgânicos. “Nada que planto tem veneno. Desde o adubo é tudo natural e sem uma gota de veneno”, conta.
Ele relata que em sua horta a produção orgânica tem alface, couve, tomate gaúcho (colheu mais de 100kg), tempero verde e chás. No pomar, da mesma forma, com variedade de uvas, pêssegos, laranja e bergamota. “Trabalhar a terra é vida, pois comemos alimentos saudáveis, além da beleza como é o caso dos girassóis”, enfatiza o agricultor urbano.

Além da beleza, a plantação atrai pássaros e insetos

Comentários do Facebook