PARTE DA HISTÓRIA

Morador relembra atividades realizadas no antigo Básico em Candiota

Trator dindinho e jogo de futebol entre os colegas estão entre as lembranças

Goveia visitou as ruínas do seu antigo local de trabalho, que atualmente ganharam vida com pinturas Foto: Divulgação TP

O Mirante do Básico virou atração turística na Vila Residencial, em Candiota. Inaugurado durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, o espaço que antes funcionou o antigo Básico, da então Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), fez parte da história de muitas pessoas que vieram morar na cidade em razão da Usina de Candiota.
Um morador de Candiota que trabalhou no antigo básico, relatou ao jornal sobre as atividades realizadas no espaço, bem como ressaltou algumas recordações. Paulo Cezar Oliveira Goveia, 67 anos, é natural de São Gabriel e veio morar em Candiota em 1983 quando começou a trabalhar no Básico.
Em visita ao jornal, ele relembrou que a limpeza e manutenção das casas da Vila Residencial eram feitas pela equipe de funcionários da empresa Miguel Arlindo Câmara (MAC) e posteriormente Entel, prestando serviço para a CEEE no Básico.
No Básico, haviam profissionais para os serviços de carpintaria, pintura, pedreiro, serralheria e transporte de estudantes para Bagé. Goveia destaca a limpeza e organização da Vila Residencial. “Era tudo organizado, até a grama do pátio das pessoas era cortada. Precisava de uma manutenção, se fazia uma requisição e logo já ia uma equipe resolver o problema. A Vila era muito limpa”, relatou.

Local onde funcionava o antigo Básico – uma espécie de almoxarifado – ganhou vida com limpeza e se tornou ponto turístico Foto: Silvana Antunes TP

RECORDAÇÕES – Questionado pelo TP sobre as principais recordações da época do Básico, Goveia cita os jogos de futebol e o trator dindinho. “No intervalo de almoço, com a roupa da empresa e botina, o pessoal jogava futebol, chamávamos o ‘baixa boia’. Eram momentos de alegria, depois voltava todo mundo ao trabalho”.
Ele também recordou do trator com reboque e bancos denominado dindinho. “Ele fazia o transporte até a prainha de Candiota, que nesta época já existia”.
Quanto às pessoas, Goveia lembra e agradece ao chefe da época em que trabalhou no antigo Básico, Adão Gomes, que o acolheu e estendeu a mão após a chegada em Candiota.
O MIRANTE – A reportagem também perguntou a Goveia, qual seu sentimento após ver o espaço onde foi seu loca de trabalho revitalizado. “Ficou muito bonito depois de tanto tempo em ruínas.É uma alegria poder visitar o Mirante do Básico, tanto que escolhi o lugar para fazer fotos em comemoração aos meus 45 anos de casado”, contou.

 

O balanço do infinito foi utilizado por Goveia e a esposa Maria para comemorar 45 anos de casamento Foto: Divulgação TP

Goveia, que atualmente é aposentado, é casado com Maria Elizabete, pai de Ana Paula e Natália, e avô de Maurício.
O Mirante do Básico é um espaço realizado pela Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria do Meio ambiente.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook