ESPERA SEM FIM

Moradores do interior de Pedras Altas estão há quase um mês sem energia elétrica

Um protesto foi realizado recentemente por moradores da localidade Foto: Divulgação TP

“Já estamos quase perdidos, mas faz quase um mês que estamos sem luz”. Desta forma de referiu a moradora da localidade do Cerro do Baú, Aline Bittencourt, acerca do problema enfrentado pela falta de energia desde o temporal que atingiu a região na madrugada do dia 21 de março.

Segundo a moradora, a situação é preocupante e todos estão apavorados, pois a Equatorial Energia não está resolvendo o problema. “Eles (Equatorial) emendam um fio e rebenta mais pra frente”, frisou Aline, que relatou também, que a comunidade está mobilizada e que um dos vizinhos tem auxiliado com poda de vegetação para a chegada da equipe da Equatorial, bem como na mostra dos pontos com problemas.

O morador da localidade do Passo da Areia, Leandro Lopes, relatou ao Agora RS, que são ao menos 30 imóveis atingidos. “Nós estamos sem energia elétrica desde o dia do temporal. Estamos, praticamente, há um mês sem energia elétrica aqui. Eles (técnicos da Equatorial) vêm aqui e arrumam, emendam o poste, já falta luz e demoram não sei quantos dias para voltar”, reclama o morador que disse também que a empresa foi avisada da situação, mas até agora não deu resposta.

PROTESTO

 Cabe lembrar que recentemente um grupo de moradores fez um protesto na ERS-608 que dá acesso as localidades mais afetadas, com a finalidade de chamar a atenção da concessionária de energia. Na ocasião, além de moradores, vereadores e o prefeito da cidade, Volnei Oliveira, também se fez presente em apoio.

Em um vídeo, o vereador Diego Marques frisou estarem unidos pela mesma causa. “É um descaso da Equatorial e governo do Estado”.

Da mesma forma, a vereadora Viviane Veca cobrou atuação do Estado, manifestando que o único culpado era o governador Eduardo Leite.

Também se manifestou a vereadora Elenice Mendes. “Há tempos a população de Pedras Altas passa por essas situações, com perda de alimentos, medicação, qualidade de vida”.

Presente no protesto, o prefeito Volnei Oliveira disse que junto aos vereadores, é cobrado pela população em algo que talvez não seja seus deveres. “Mas cobramos da Equatorial, estamos unidos com o povo para ver se conseguimos resultados”.

Uma moradora se manifestou. “É um descaso total, estando tendo prejuízos diários, a luz é uma necessidade básica. Nosso gerador estragou e tivemos que conseguir um emprestado. Estamos gastando dinheiro com diesel para o gerador porque precisamos ordenhar as vacas, mas estamos tirando leite e colocando fora porque não temos como resfriar. Produtores estão sem água, perdendo alimentos”, relatou.

Importante também lembrar que uma decisão judicial determinava um prazo para que a energia fosse estabelecida no município.

EQUATORIAL

O TP fez contato com a assessoria da Equatorial Energia, encaminhando, inclusive, número de Unidade Consumidora (UC), questionando o período sem energia. Segundo repassado ao TP, uma equipe está a caminho do local para o restabelecimento da energia.

Comentários do Facebook