
As rodadas acontecem todas as terças e sextas-feiras no Ginásio Municipal Foto: Gislene Farion TP
Depois de quatro anos sem contar com um dos maiores Campeonatos de Futsal da região, a equipe da Secretaria da Educação, Cultura e Desportos de Pinheiro Machado comemora a retomada e o sucesso do certame. Nesta terça-feira (17), em conversa com o TP, os organizadores ressaltaram a importância de poder atender a uma demanda da comunidade, fomentar o esporte e conseguir fazer com que o campeonato seja autossustentável.
Entrando para a 11ª das 16 rodadas previstas, o vice-prefeito e secretário da pasta, Jackson Cabral, disse que a avaliação até o momento é extremamente positiva. “Já no início do governo o prefeito Zé Antônio e eu tínhamos esse desejo da retomada, sabíamos que não seria fácil diante da situação financeira do município, mas que havia a possibilidade através de parcerias e patrocínios. Além disso, desde 2015 não contamos com um coordenador de Esportes, por isso conversamos com a equipe e principalmente com a coordenadora de Educação Física e todos aceitaram o desafio. Pensamos que era possível fazer com que o recurso adquirido com inscrições das equipes e bilheteria custeasse os gastos do campeonato e assim temos conseguido realizar”, destacou.
Para a coordenadora Daniela Lima, é um grande desafio que está sendo encarado de forma coletiva por toda a equipe e demais colaboradores. “Entendemos que o Municipal de Futsal era algo importante para comunidade e prova disso é que as equipes se inscreveram e a população tem ido assistir – em média 500 pagantes por rodada. Isso mostra que o esforço tem valido a pena, estamos lá nas terças e sextas-feiras e tudo tem corrido bem”, avalia.

Na foto, equipe da Secretaria da Educação, Cultura e Desposto e colaboradores Foto: Gislene Farion TP
Conforme afirmaram, a proposta do evento se autossustentar tem sido atingida. “O investimento maior durante o certamente é com a arbitragem, que estamos conseguindo com o valor dos ingressos que continua R$ 2 por pessoa. Além disso, com o valor arrecadado nos horários que os atletas alugam o ginásio durante o ano, adquirimos um placar eletrônico que era uma solicitação antiga”, disse Cabral. Conforme lembrou, esses valores não podem ser utilizados para outros fins – a não ser investimentos no próprio local.
Para 2020, a comissão organizadora já pensa em uma próxima edição – com início mais cedo e nos mesmos moldes da atual. “Diante da realidade financeira do município, temos que usar a criatividade para fazer as coisas acontecerem e já pensamos em melhorias para a próxima edição. Destacamos também que a realização do campeonato possibilita os vendedores ambulantes comercializarem seus produtos ali na frente, garantindo uma renda extra para essas famílias, fato que tem sido bastante comemorado por eles. É por todos esses aspectos que entendemos a importância de dar continuidade no ano que vem”, finalizou Cabral.
PRÓXIMAS RODADAS
11ª RODADA – 20/12
19h – Prata A: Carpelo S/A Futsal x Tec. Futsal
20h – Veterano: Promorar x Vila Umbu FC
21h – Ouro: Paraíso x Lika Futsal
22h – Ouro: Raça x Manchester
12º RODADA – 07/01
19h – Prata B: Arsenal FC x Paraíso
20h – Veterano: Arsenal Futsal x Promorar
21h – Ouro: Flamengo x Manchester
22h – Ouro: Raça x Esporte Clube Tazo
13º RODADA – 10/01
19h – Feminino: 100 Noção x Pedras Altas
20h – Prata-Semi 01: 1º grupo A x 2º grupo B
21h – Ouro: Nigéria x Lika Futsal
22h – Ouro: Esporte Clube Tazo x Paraíso
14º RODADA – 14/01
19h – Veterano: Peñarol x Vila Umbu
20h – Prata-Semi 02: 1º grupo B x 2º grupo A
21h – Ouro: Manchester x Nigéria
22h – Ouro: Flamengo x Lika Futsal