A Prefeitura de Pedras Altas, através da Secretária Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou no dia 6 a 6ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema deste ano, “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS” reuniu, cerca de 140 participantes.
Seguindo um compromisso de gestão da atual administração, a cidade foi de encontro ao campo, sendo a conferência realizada no interior do município, na sede do assentamento da Reforma Agrária Nossa Senhora da Glória. Com uma expressiva participação da população, participaram profissionais da saúde, gestores, vereadores, membros dos conselhos estaduais e municipais de saúde, representantes de entidades e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as comunidades.
A conferência realizada a cada quatro anos, tem o objetivo de discutir as demandas de saúde, buscando caminhos para que o sistema único de saúde seja mais resolutivo, levando propostas a conferência estadual para que o serviço em nível secundário e terciários sejam efetivos.
O prefeito Bebeto Perdomo agradeceu e destacou a participação de todos na conferência. “Sabemos como é importante a população estar debatendo quando o assunto é a saúde de nosso município, porque dessa maneira, dialogando com a comunidade e todos os envolvidos com a saúde, podemos contribuir para a formulação de políticas de saúde fortes em nosso município, buscando novos caminhos e soluções para as dificuldades e problemas enfrentados pelas comunidades”, explanou o prefeito.
A secretária de Saúde, Vera Santos Teixeira, salientou sobre a importância destas discussões constantes de políticas públicas para avaliar a política de saúde no âmbito municipal, debater e planejar novas ações e melhorias, observando as condições e a legislação de saúde. “É importante também para que todos tenham entendimento do funcionamento dos serviços e que o SUS é responsabilidade de todos”, disse a secretária.
Durante a conferência, a palestrante Rozana Moraes da Silva, servidora da Emater e membro do CMS, falou sobre o tema central da conferência, “Democracia e Saúde”, onde fez um relato da conquista e evolução do maior sistema de saúde do mundo, que é o SUS. Rozana também destacou que “a chave para melhorarmos o serviço de saúde pública é cada cidadão conhecer os seus direitos e assumir as suas obrigações, desenvolver a real cidadania, fazer parte do processo, se fazer ouvir e ao fazer uma crítica, apresentar uma solução, uma ideiapara ser discutida de uma forma diferente. A pergunta que tem que ficar para todos é: Se temos um problema, o que eu posso fazer para melhorar isso?”, questionou a palestrante.
O presidente do CMS, Emilio Weegue, avaliou o trabalho com excelência. “Tivemos um ótimo debate. O maior desafio é fazer com que nossos governantes entendam a necessidade do investimento para a saúde e não congelem os recursos como fizeram recentemente, para 20 anos”, expôs Weegue, salientando também a importância de debater todos os problemas de saúde pública, porque segundo ele, o SUS funciona e não pode parar.
A Conferência aconteceu com três eixos temáticos: saúde como direito; financiamento do SUS – da conquista à fragilização da seguridade social, Consolidação do Sus-Reafirmar os princípios do SUS – apresentados pela assistente social de Pedras Altas, Isabel Oliveira Barcelos, Assistente Social e pela estudante de Serviço Social Sandra Sallas, que também executaram uma dinâmica com representantes das comunidades, onde de forma emocionante foi feita uma narrativa da chegada deles ao nosso município e a evolução no atendimento em saúde realizado em suas comunidades.
Já no final da tarde foram escolhidos os delegados titulares e suplentes que irão representar o município na 12ª Conferência Estadual de Saúde em Porto Alegre, nos dias 22, 23 e 24 de maio.
Delegados escolhidos – Titulares e suplentes
Usuários – Antonio Pires Marques e Suzana de Fátima Assis
Conselho Saúde: Neusa Soares e Maria Sibert
Trabalhadores em saúde: Jessica Pauluse Micheli Bolico
Prestadores de serviços: Rosana Silva e Sérgio Madruga