AÇÃO SOCIAL

Municípios da região intensificam campanhas para amenizar efeitos das baixas temperaturas

Doações ainda são aceitas pelas prefeituras para posterior distribuição às famílias em vulnerabilidade social

As temperaturas extremamente baixas, apesar de deixar paisagens muito belas, costumam ser difíceis para uma grande parcela da população. Muitas famílias, em situação de vulnerabilidade, nesta época do ano, acabam necessitando de um apoio maior por parte do poder público para amenizar os efeitos do frio intenso com temperaturas abaixo de zero.

Além de grupos comunitários e organizações que buscam doações de agasalhos, calçados e cobertores para distribuir as famílias em vulnerabilidade, o poder público, através das prefeituras, costumam intensificar as ações da campanha do agasalho.

A reportagem do TP buscou com os municípios o que está sendo realizado.
PINHEIRO MACHADO
No município, segundo a secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Fernanda de Moraes de Farias, todos os cobertores que foram enviados pela Defesa Civil do Estado já foram distribuídos entre a semana passada e esta. “O estoque de cobertores foi zerado e todas as pessoas possíveis atendidas. Continua a distribuição de agasalhos, alguns vindos da Defesa Civil também e outros arrecadados por aqui mesmo”, destacou.

Ainda de acordo com a secretária, em média, tem ocorrido cerca de 30 atendimentos por dia na Secretaria para essa distribuição de roupas e calçados.  “A princípio não há moradores de rua ou famílias em situação de extrema vulnerabilidade que precisem de acompanhamento diferenciado”, informou.

Na semana passada aconteceu o cancelamento de aulas devido as baixas temperaturas, mas segundo a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Jaqueline Castro dos Santos, a princípio não haverão novos cancelamentos de aulas, mesmo com os frios mais intensos. “Infelizmente o calendário escolar não comportaria outro cancelamento e acabaria impactando negativamente também os alunos que fazem as refeições nas escolas. A orientação é que fique a critério dos pais mandar ou não e cada escola ter a sensibilidade frente a essa situação”.
PARÓQUIA
De acordo com o padre Elautério Conrado Junior, o padre Junior, responsável pela paróquia Nossa Senhora da Luz, de Pinheiro Machado, nas comunidades católicas há um programa permanente de arrecadação e doação de roupas, alimentos e cobertores, onde doações são bem-vindas. Ele ainda informa que duas comunidades fazem sopas aos sábados para ajudar pessoas em situação de mais vulnerabilidade.
CANDIOTA

Em Candiota, Central de Arrecadação e Distribuição está sendo organizada para Dia D Foto: Sabrina Monteiro/Assessoria PMC

A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, está preparando o Dia D Arrecadação e Distribuição de agasalhos, cobertas, calçados e utensílios domésticos para o próximo dia 11 de julho, das 10h às 17h, na Central de Arrecadação e Distribuição, localizada nos fundos do SINE, na sede do município. O local está fechado para organização das doações até o dia do evento.

A atividade contará com brinquedos infláveis para as crianças, pintura facial e corte de cabelo gratuito. Segundo o secretário de Assistência e Inclusão Social, Diego Lima, a equipe da Central já está trabalhando na organização das peças de roupas e também dos pares de calçados que foram repassados pela Receita Federal de Bagé, destacando que há muita necessidade de doação de cobertores. “Peço mais uma vez a ajuda da nossa população, para que doem e ajudem outras pessoas neste nosso inverno que é tão rigoroso. Também quero lembrar que há pontos de arrecadação no gabinete da Prefeitura e nas secretarias de governo”, disse ele, agradecendo a parceria do prefeito Luiz Carlos Folador, e do vice-prefeito Marcelo Gregório, na preparação do evento.
HULHA NEGRA

Em Hulha Negra, pontos de arrecadação foram colocados no comércio Foto: Thaíssa Coelho/Assessoria PMHN

No município, a campanha do agasalho de 2025 está aberta de segunda a sexta-feira para doação. Pontos de coleta para arrecadações em locais como o Mercado Coptil, Padaria Klopemburg, JP Materiais de Construção, lojas Lebes e nas escolas municipais. Também está sendo organizado o Dia D de doações. O evento está programado para o próximo dia 12 de julho, das 8h às 15h30.

O secretário de Assistência Social, Matheus de Andrade, ainda são aceitas doações em bom estado de conservação. “Continuamos com o lema, ‘doe o que você usaria, só pegue o que você precisa’, porque tem vindo muitas roupas bem precárias aqui pra doação que não serve pra nada, é só descarte mesmo, não tem nem como reaproveitar, mas vem muita coisa boa, a gente está aceitando doações de cobertores, casacos, todo tipo de mantimento será bem vindo”.
PEDRAS ALTAS
A reportagem buscou informações acerca das ações realizadas no município, mas até o fechamento desta edição não havia recebido retorno.

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook