PREVENÇÃO

Municípios lançam ações em prol do Dezembro Vermelho

Em Pedras Altas campanha foi lançada no gabinete do prefeito Volnei Oliveira (D) Foto: Divulgação/TP

O Dezembro Vermelho é uma campanha que foi instituída por lei em 2017 e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids, e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado com outras entidades.

A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). O vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus para outras pessoas através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

Na região de circulação do TP, os municípios estão realizando algumas ações.

PINHEIRO MACHADO – A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde divulgou em sua página no Facebook que disponibiliza, de forma gratuita, testes rápidos em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Através dos testes rápidos e com o diagnóstico precoce podemos direcionar os casos positivos para início rápido do tratamento e acompanhamento. O resultado dos testes são concluídos em apenas 15 minutos. Para fazer os exames, não há necessidade de encaminhamento, basta ir até o serviço, levando o Cartão SUS e o documento de identidade”, explica a enfermeira, Marina Scheer dos Santos.

PEDRAS ALTAS – Por meio da Secretaria de Saúde e do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, a Prefeitura realizou no dia 2 de dezembro, a abertura oficial da campanha “Dezembro Vermelho”. Na ocasião, também foi lançada a campanha “Doe Sangue! Doe Vida!. O ato aconteceu no gabinete do prefeito.

O secretário de Saúde, Celso Caetano, enfatizou sobre o mês de dezembro ser referência no combate ao HIV/Aids. “É um período muito importante para reforçar a necessidade da prevenção da infecção e do combate ao vírus causador da imunodeficiência humana, bem como para promover ações que impulsionam uma melhor assistência à saúde”, falou.

Segundo Celso, dentre os objetivos do Dezembro Vermelho, está a importância de informar sobre a realização do teste, além da proteção. “O atendimento e o tratamento HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS, lembrando que o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão do HIV, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis e das hepatites virais B e C”, informou.

A equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF) – Cidade do Castelo irá realizar atividades no decorrer do mês, dentre elas testes rápidos, ações educativas nos pontos estendidos do interior nos dias de atendimento.

DOAÇÃO DE SANGUE – De acordo com o secretário, a ideia é que as pessoas que tenham interesse de doar e que se enquadram como doadores, façam sua inscrição até o dia 15 na Secretaria de Saúde. Posteriormente essas pessoas serão levadas até o Hemocentro em Pelotas.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook