Recentemente, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, recebeu a equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a qual anunciou R$ 1 milhão, oriundo da compensação ambiental da obra da Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski). O recurso será investido na Unidade de Conservação Ambiental Bioma Pampa, conforme escolha do Ibama.
De acordo com o secretário de Planejamento, Alexandre Vedooto, o recurso veio através de uma outra compensação no valor de R$ 100 mil, referente a obra de interligação elétrica Brasil-Uruguai da Eletrobras. “Com este recurso criamos o plano de manejo que entregamos ao Ibama e deu suporte para a câmara técnica fazer a defesa e conquistar este valor”, informou o secretário.

Técnicos do Ibama anunciaram o recurso ao prefeito Luiz Carlos Folador recentemente Foto: Raíssa Vargas/Especial TP
Segundo o prefeito, a ideia é utilizar o recurso para a construção de uma sede na Unidade, cercar a área, fazer placas orientadoras, adquirir equipamentos para os pesquisadores que usarão o espaço, adquirir barcos para costear o rio, contratação de guarda parque e investir em outras questões de infraestrutura da área.
Para a liberação do recurso, o próximo passo é que o município apresente o projeto para a Engie Tractebel, empresa responsável pela construção da Usina. Neste processo, Folador destaca ainda a importância da criação da secretaria de Meio Ambiente no município. “Pois foi através da secretaria que criamos o plano de manejo e conquistamos esses importantes recursos para o município”, afirmou. Unidades de conservação dos municípios de Bagé e Mostardas também serão contemplados com compensação ambiental da empresa.