Nas eleições deste ano, Marcus Leitzke (PDT) foi o candidato a vereador mais votado em Hulha Negra. Ele recebeu 337 votos (8,12%). O pedetista disputou pela primeira vez o cargo em 2008, quando fez 151 votos, sendo, na época, o primeiro suplente do PDT. Quatro anos depois, ficou em terceiro lugar entre os candidatos a vereador da cidade, com 233 votos.
O pedetista avalia que seu crescimento a cada eleição está relacionado ao fato de que seu trabalho está baseado no tripé ética, respeito e resultados. “A gente não trabalha só nas eleições, mas os quatro anos. Participo dos eventos quando a comunidade chama para reuniões. Não adianta ser só vereador para fiscalizar. É esse o nosso trabalho, mas a comunidade está confiando no nosso trabalho porque a gente está trazendo melhorias para ela. A nossa caminhada sempre foi de parceria com a comunidade”, destaca Marcus, 44 anos, que é médico veterinário concursado da prefeitura de Hulha Negra. “Agradeço a Deus, a minha família e aos meus eleitores.”
O parlamentar conta que conseguiu três carros para a Secretaria Municipal da Saúde, através de uma parceria com deputado estadual Ciro Simoni (PDT), que na época exercia o cargo de secretário estadual da Saúde, no governo Tarso Genro (PT). E com a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras CGTEE), ele diz que o município foi contemplado com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel. Marcus informa que também buscou, junto com o vereador Léo Kloppenburg, a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no município, que será financiada pela Engie Brasil Energia, empresa responsável pela Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) que está sendo instalada na localidade de Seival, em Candiota. Com a sua bancada, ele lembra que conseguiu que a Secretaria de Obras Públicas, Saneamento e Habitação (SOPHS) do Estado destine recursos para a construção de poços artesianos nas comunidades Emanuel, Colônia Nova Esperança, Salvador Jardim e Corredor dos Langer.
Na sua próxima legislatura, ele se compromete a seguir batalhando por mais verbas para o município. “Para deixarmos realmente Hulha Negra com cara de cidade.”