
Segundo a Prefeitura, haviam cartões de combustíveis fora de controle Foto: Tamile Padilha/Especial TP
O cálculo foi feito considerando gastos com combustíveis no mesmo período, em comparação entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025.
A Prefeitura de Bagé já colhe os primeiros resultados da nova gestão no controle dos gastos públicos. Um levantamento realizado pela administração aponta que, somente em janeiro de 2025, a economia com combustíveis chegou a R$227 mil, em relação ao mesmo período do ano passado. A redução ocorre após a implementação de um controle rigoroso sobre a frota municipal, conduzido pelo vice-prefeito Beto Alágia.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou que a gestão encontrou um quadro alarmante de descontrole no abastecimento da frota municipal. “No ano passado, só na educação, foram gastos R$ 17 mil em combustível durante o mês de janeiro, durante as férias. Este ano, mesmo com o aumento do preço da gasolina, esse valor caiu para apenas R$2,5 mil. Como explicar uma diferença tão grande?”, questionou Mainardi.
O prefeito também lembrou que, em outubro de 2024, a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar um esquema de desvio de R$624 mil relacionados ao abastecimento de combustíveis.
A análise dos primeiros 30 dias de governo mostra que a Prefeitura gastou, ao todo, R$ 363 mil em combustíveis em janeiro de 2025, enquanto no mesmo período do ano anterior o gasto foi de R$ 590 mil, já corrigido pela inflação dos combustíveis. “Se essa diferença se mantiver ao longo do ano, a economia pode ultrapassar R$2,7 milhões”, destacou Mainardi.
O vice-prefeito Beto Alágia, coordenador da frota de veículos da Prefeitura, enfatizou que a redução ocorreu sem que a administração deixasse de prestar qualquer serviço. “Não faltou combustível para nenhuma ação de melhoria do governo. Pelo contrário, nunca vimos tantas máquinas na rua trabalhando”, completou.

Vice-prefeito Beto Alagia é o responsável pelo controle da frota Foto: Lorena Robaina/Especial TP
A administração também identificou a existência de diversos cartões de abastecimento que estavam fora do controle adequado. “Tem muita gente com cartão de abastecimento, além dos motoristas. Um descontrole absoluto”, afirmou o prefeito. Segundo ele, o trabalho agora é garantir que a frota municipal funcione de maneira eficiente, transparente e sem desperdícios. “Quanto mais a população souber, mais poderá fiscalizar e garantir que o dinheiro público seja bem empregado”, completou Mainardi.
A Prefeitura reforça o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos municipais e seguirá investigando as irregularidades identificadas. O objetivo é garantir que o dinheiro público seja utilizado exclusivamente para melhorar os serviços oferecidos à população de Bagé.